03/08/2018 - 20:59

Projeto da OAB/RJ ganha Prêmio Innovare

03/08/2018 - 20:59

Projeto da OAB/RJ ganha Prêmio Innovare

Comissão de Mediação de Conflitos treinou advogados para a resolução de conflitos sem a necessidade de ida aos tribunais

O projeto desenvolvido pela Comissão de Mediação de Conflitos (CMC) da OAB/RJ e que treina advogados para a resolução de conflitos sem a necessidade de ida aos tribunais foi o vencedor da categoria Advocacia do Prêmio Innovare, entregue no mês passado. O objetivo do Innovare é identificar, coroar e disseminar práticas inovadoras realizadas por profissionais do Direito que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça.

Segundo a coordenadora do grupo que desenvolveu o projeto, Gabriela Asmar, a idéia era ajudar os profissionais a encontrarem formas alternativas para solucionar cada caso. "O objetivo foi ampliar o escopo de trabalho dos advogados, dando acesso a métodos como a arbitragem, a negociação e a mediação, para que possam atender seus clientes da melhor forma possível", explica ela.

Para Fernanda Pantoja, coordenadora da comissão responsável pelas pesquisas sobre o Projeto de Lei nº 4.827 - que define introdução da mediação no Processo Civil e tramita no Congresso Nacional há 12 anos -, o prêmio é a coroação do trabalho realizado pela equipe ao longo de 2009. "Trata-se do reconhecimento do trabalho dos membros da Comissão, que a ela dedicam seu tempo, seus esforços. Agora, temos a oportunidade para pensar em novos projetos e efetivamente concretizar tudo o que planejamos", comemora.

Nos próximos meses, o foco da Comissão será a implantação das atividades de mediação no Escritório Modelo da OAB/RJ e em outros postos de atendimento da Ordem no estado. Para isso, falta apenas concluir a capacitação dos alunos do curso de mediação ministrado na Seccional pela própria Comissão. Além disso, a CMC pretende ampliar a integração com os demais órgãos que já praticam a mediação no país. "Devemos passar este ano nos reunindo, conversando sobre mediação, para depois agendarmos a 1ª Semana Nacional de Mediação, que deverá acontecer no início de 2011", afirma a nova presidente da Comissão, Samantha Pelajo.

Além de Gabriela Asmar e Samantha Pelajo, estiveram presentes na cerimônia de entrega do prêmio o presidente do Conselho Federal, Cezar Brito; o presidente da Seccional, Wadih Damous; o então presidente da Comissão de Exame de Ordem, Marcello Oliveira; e integrantes da Comissão.