03/08/2018 - 21:03

Valor da anuidade retorna em serviços para o advogado

03/08/2018 - 21:03

Valor da anuidade retorna em serviços para o advogado

Hoje, quando o advogado quita sua anuidade da OAB/RJ, sabe para onde está indo o dinheiro que pagou. Administrado com total transparência, o montante arrecadado pela Seccional e pela Caarj — 80% de cada anuidade, já que 15% vão para a OAB Federal e 5% para o Fundo Cultural — retorna sob a forma de uma série de serviços, que inclui, entre outros, o Recorte digital, transporte e o plano odontológico gratuitos, cursos de atualização sem custo, infraestrutura de última geração nas subseções e nas salas nas dependências da Justiça, além de uma comissão de prerrogativas sempre pronta a assistir o advogado.
Capacitação digital

Os advogados estão recebendo todo o apoio da OAB/RJ para aprender a lidar com o processo eletrônico. Além de fornecer a máquina leitora gratuitamente, a Seccional criou centros de inclusão digital e tem promovido cursos no estado pela campanha Fique digital, que já chegou a 29 mil colegas. O Rio de Janeiro assumiu o segundo lugar no ranking nacional em número de advogados capacitados, com cerca de 18 mil certificados digitais emitidos.

OAB Século 21: Modernização das subseções e novas salas dos advogados

Com o projeto OAB Século 21, a Seccional do Rio promoveu reformas em 155 sedes de subseções e salas dos advogados nas dependências da Justiça por todo o estado. Esses espaços, que estavam em estado precário, ganharam novo mobiliário e nova pintura, computadores de última geração com monitor LCD, impressoras e conexão à internet, em um investimento de R$ 2,7 milhões até 2011.

Recorte digital: Acesso sem custo ao D.O. Desde 2007, a OAB/RJ disponibiliza para os advogados o Recorte digital.

O serviço leva por e-mail aoscolegas, sem ônus algum, o Diário da Justiça do Rio de Janeiro, o Diário da Justiça da União e mais quatro publicações de outros estados, à escolha dos interessados.

Defesa das prerrogativas

A Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (Cdap) está presente nos fóruns, inclusive com sistema de plantão, para atender prontamente os colegas que têm seus direitos desrespeitados por magistrados, promotores, delegados e membros do Poder Público.

Auxílio à gravidez e à educação

O projeto Nascer, que restitui a anuidade das advogadas no ano em que tiverem ou adotarem bebê, beneficiou mais de 500 mães em 2011. Nesse período, o projeto Aprender auxiliou, com um salário-mínimo anual para a compra de material escolar, cerca de 250 colegas mais necessitados.

Cursos de atualização

Os advogados de todo o estado do Rio podem participar dos cursos de capacitação profissional promovidos pela parceria entre a OAB/RJ e o Cepad. A cada transmissão, 2.200 advogados assistem simultaneamente às aulas.

Transporte gratuito

Com uma frota moderna de ônibus, micro-ônibus e vans, a OAB/RJ oferece transporte gratuito aos advogados na capital e em 12 subseções: Petrópolis, Friburgo, Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí, Campos, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Pavuna, Macaé, Niterói e São Gonçalo. Os veículos cumprem trajeto entre a sedes da Ordem e os fóruns.

Plano odontológico

Por meio de convênio firmado pela OAB/RJ com a Golden Cross, os colegas de todo o estado do Rio contam com a assistência odontológica gratuita do plano Goldental, com 600 unidades de atendimento. Em 2011 foram realizados, pelo plano, cerca de 70 mil atendimentos e procedimentos em advogados.

Central telefônica integrada

A OAB/RJ e a Caarj dispõem de uma moderna e integrada central de atendimento, que garante pronta resposta às demandas dos advogados. O serviço, com 16 pontos físicos, assiste os colegas também por telefone, e-mail, torpedo de voz e SMS. A central recebe uma média de 20 mil ligações mensais e realizou mais de 250 mil atendimentos no último ano.

Assistência às vítimas da Serra

Após as chuvas que assolaram a Serra do Rio de Janeiro no início do ano passado, a OAB/RJ foi até a região prestar auxílio. Além de promover campanha de doação de alimentos e roupas, e de participar de mutirões que levaram à população serviços como retirada de documento e atendimen-

to médico, a Seccional contactou os advogados locais e suspendeu temporariamente sua anuidade.