03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

Casa nova para o advogado de Niterói

03/08/2018 - 21:00

Casa nova para o advogado de Niterói

Casa nova para o advogado de Niterói

Projeto OAB Século 21 realiza grande reforma na subseção, que conta com novo plenário e ganhou ar-condicionado central e um andar inteiro para a ESA

"Considero esta a primeira vez que visito a sede da Subseção de Niterói". Assim delacrou o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, ao inaugurar os últimos andares e a recepção do prédio na Av. Amaral Peixoto que no passado abrigou a sede da Seccional. "Antes, vinha a uma espelunca indigna dos advogados e da história deste patrimônio", acrescentou Wadih. No dia 16 de setembro, um dia após completar 35 anos, a Subseção de Niterói apresentou os últimos detalhes da reforma promovida dentro do projeto OAB Século 21 e que transformou completamente sua sede.

Com o fim da recuperação do imóvel que abriga a maior subseção do Brasil, Niterói conta agora com um novo plenário, ar-condicionado central, iluminação especial, rampa para cadeirantes e novo piso; um andar para a Escola Superior de Advocacia (ESA), cujas salas têm, ao todo, capacidade para até 400 alunos; instalações para a diretoria; Salão Nobre; sala de reuniões; e portaria totalmente modernizada, com mobiliário novo e jardim de inverno. Além disso, a 16ª Subseção agora é a única no país que tem um elevador exclusivo adaptado para pessoas com necessidades especiais.

Destacando a responsabilidade de cuidar de um patrimônio que carrega a história da OAB, o presidente da Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, disse que se sente orgulhoso de pertencer a uma Seccional que, de um lado, luta pelos direitos dos advogados e da população, e, do outro, resgata os espaços físicos da advocacia. "A sede estava em estado lastimável. A portaria era suja e abandonada, hoje está nova. Ao mesmo tempo, estamos promovendo seminários gratuitos sobre o peticionamento eletrônico na Justiça e lutando para resgatar a memória do que foi feito na ditadura", ressaltou ele.

Para Wadih, as obras na sede de Niterói "resgataram a dignidade dos advogados da região". Satisfeito com as melhorias, o presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, enfatizou que a parceria com a Seccional e com a Caarj trouxe uma série de conquistas para a subseção. "Só agora podemos afirmar que Niterói tem uma sede", salientou Antonio José.

E o trabalho não vai parar por aí. A pedido de Antonio José, Felipe marcou para o início do ano que vem as obras de ampliação do Escritório Compartilhado da comarca local, que atende a mais de 800 advogados por mês. Ao todo, serão instalados mais quatro gabinetes, somando nove, em um espaço de 100m² cedido pela Caarj.


Abrir WhatsApp