03/08/2018 - 21:00

Central de Atendimento agiliza comunicação do advogado com a OAB/RJ e a Caarj

03/08/2018 - 21:00

Central de Atendimento agiliza comunicação do advogado com a OAB/RJ e a Caarj

Quem liga para a nova Central de Atendimento ao Advogado, inaugurada no dia 15 de setembro, não perde mais tempo e paciência e obtém com rapidez e eficiência a informação que procura. A modernidade do novo serviço, que passou a interligar a comunicação da OAB/RJ e da Caarj, traduz-se em 15 pontos de telefonia com atendentes treinadas, e-mail, torpedo de voz, SMS e, futuramente, chat. O número que atende às duas instituições é  (21) 2730-6525, que gradualmente substituirá o atual, 2272-2001.

Ao inaugurar a central, o presidente da Seccional, Wadih Damous, disse que encerrava-se, naquele dia, a "verdadeira via crucis" enfrentada pelos advogados e pelo público em geral na busca de informações ou orientação. "Ouvi muitas reclamações de pessoas que esperavam muito tempo na linha e, na maioria das vezes, não obtinham a resposta desejada, porque não havia interligação entre os setores da OAB/RJ e da Caarj, o que prejudicava bastante a comunicação de que todos necessitamos", lembrou Wadih, manifestando satisfação por poder entregar à advocacia um "serviço de primeiríssimo mundo".

Para o presidente, a nova central confirma ainda que a OAB/RJ é capaz de, ao mesmo tempo, zelar pelo atendimento das demandas dos advogados sem descurar de seu papel institucional de agente e porta-voz da cidadania. "Estamos provando que a atuação institucional é compatível com o atendimento das questões corporativas, e isso é o que chamamos de devolver a cidadania. A OAB está unida por laços indissolúveis", afirmou Wadih, lembrando realizações como o Recorte digital; o projeto OAB Século 21 (que reformou, equipou e modernizou as instalações da Ordem na capital e no interior) e a ampliação do Escritório Compartilhado, entre outras.

Parceira da Seccional na entrega da nova Central de Atendimento, a Caarj, segundo seu presidente, Felipe Santa Cruz, inaugurou mais do que uma unidade física moderna. "Acabou o problema de ficar rodando de telefone em telefone sem receber a informação de que se precisa. Este investimento, capitaneado pela Seccional, na verdade vem suprir o vácuo de comunicação que havia entre os dois prédios, a dificuldade de acesso a informações. Estou muito orgulhoso de poder entregar esse serviço, que representa um novo patamar de qualidade para atender aquele que justifica nosso esforço: o advogado", destacou, depois de agradecer aos funcionários que trabalharam no projeto.

A central funciona no térreo do prédio da Caarj, na Avenida Marechal Câmara, 210. O horário de atendimento humanizado é das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e do atendimento eletrônico, via portal de voz, todos os dias da semana, 24 horas.

Na frente envidraçada, confortavelmente mobiliada, três recepcionistas atendem as pessoas que procuram a Caixa em busca de informações sobre seus serviços e convênios. Na sala contígua, 15 postos de telefonia são ocupados pelas atendentes. Para cada solicitação é aberto um chamado, com tempo de resposta controlado. As questões e dúvidas mais frequentes contam com uma base de informações prontas que simplifica e diminui o tempo de espera para a resposta. Todas as ligações podem ser gravadas e o grau de satisfação dos usuários pode ser aferido a qualquer momento, com geração de relatórios e gráficos. Os computadores instalados são do tipo "verde", isto é, consomem menos energia do que os tradicionais.

Participaram da cerimônia de inauguração, além dos presidentes das duas instituições, o vice-presidente da OAB/RJ, Sérgio Fisher; o secretário-geral, Marcos Luiz Oliveira de Souza; a secretária-adjunta da Caarj, Naide Marinho; o tesoureiro, Ricardo Menezes; o conselheiro federal Cláudio Pereira de Souza Neto, conselheiros da Seccional, presidentes de comissões e dirigentes das subseções de Maricá, Miracema, Leopoldina, Belford Roxo, Madureira, Campo Grande, Barra do Piraí, Méier, Queimados, Teresópolis e da subsede da Pavuna.

Como funciona a central

Ligue para (21) 2730-6525.
Para falar com a OAB/RJ, digite 1. Ou, para falar com a Caarj, digite 2. Assim começa o atendimento da nova central para quem liga para uma das duas instituições. Feita a opção, uma telefonista treinada entra na ligação e pergunta qual a informação desejada, abrindo uma solicitação de chamada com o número do protocolo gerado.

Se a pergunta for sobre a data do próximo Exame de Ordem, por exemplo, a atendente pede para aguardar na linha, aciona o setor competente e, instantes depois, dá a informação.

Assim, de forma rápida e eficiente, são atendidas as questões de maior demanda e para as quais foi estruturada uma base de respostas.

Se a indagação exigir maior detalhamento, a telefonista transfere a ligação para o setor responsável. Caso o ramal esteja ocupado, ela registra os contatos de quem ligou