Formulário de busca

03/08/2018 - 21:00

Curso sobre peticionamento eletrônico é sucesso

Curso sobre peticionamento eletrônico é sucesso


A primeira aula do curso sobre peticionamento eletrônico  promovido pela OAB/RJ foi realizada em Volta Redonda, na região Sul Fluminense, em 11 de setembro, e teve pleno sucesso. Segundo a professora, a presidenta da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da Seccional, Ana Amélia Menna Barreto, o interesse dos colegas foi imediato. “As inscrições para as 70 vagas oferecidas encerraram-se no primeiro dia, com mais de 40 solicitações de reservas adicionais”, conta ela.

O objetivo das aulas, oferecidas pelo Departamento de Apoio às Subseções (DAS) da OAB/RJ em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA), é familiarizar os colegas com o procedimento digital, que, segundo Ana Amélia, representa “uma realidade sem volta no Judiciário brasileiro”.  “O desconhecimento generalizado sobre como operar o peticionamento eletrônico demonstra a necessidade urgente de os advogados se preparem para atuar no processo eletrônico. Com a implantação maciça desse modelo de processo pelos tribunais, o advogado que não se tornar pontocom será ponto morto”, enfatiza.  Nas aulas, são abordadas as especificidades dos sistemas de cada tribunal e temas como assinatura digital e Diário Oficial eletrônico. Cada aluno recebe CD contendo uma apostila didática para acompanhar o que é ensinado pelo professor.

Após a passagem por Volta Redonda, o curso foi levado para a Região dos Lagos, no dia 25 de setembro. Agora, chegará às regiões Noroeste(no dia 9 de outubro) e Serrana (23 de outubro), além da Baixada (23 de outubro); e para a Capital e a região Metropolitana, respectivamente nos dias 6 e 20 de novembro.

“O DAS está atento às necessidades dos advogados, em especial daqueles que estão longe dos grandes centros. O peticionamento eletrônico é uma realidade e a OAB/RJ não pode permitir que os profissionais de seu quadro fiquem alheios a essa nova linguagem do Judiciário”, afirma o diretor do DAS e presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz.

Para saber mais sobre as aulas e  o peticionamento eletrônico, basta acessar a seção especial sobre o tema no Portal da Seccional: www.oab-rj.org.br/peticionamentoEletronico.jsp.