08/10/2012 - 16:45

COMPARTILHE

Na Emerj, Fernanda Tórtima critica rapidez da elaboração do anteprojeto de reforma penal

08/10/2012 - 16:45

Na Emerj, Fernanda Tórtima critica rapidez da elaboração do anteprojeto de reforma penal

Em evento realizado na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) para debater, entre especialistas, visões críticas ao antreprojeto do novo Código Penal, em tramitação no Senado Federal, a presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (Cdap) da Seccional e integrante da Subcomissão Especial de Crimes e Penas da Câmara dos Deputados, Fernanda Tórtima, criticou a rapidez com que o anteprojeto foi elaborado. A abertura foi realizada em 11 de setembro e o seminário prosseguiu nos dias 12 e 13.

"A OAB vem tentando acompanhar o projeto e ainda não tivemos como analisar todos os pontos. Exatamente por isso me espanta que a comissão [de reforma do Código Penal] tenha conseguido, em tão pouco tempo, elaborar o que, ao meu ver, é um Código novo", analisou.

Fernanda, que representou a Seccional no evento, também questionou se as audiências públicas realizadas teriam sido aproveitadas pelo grupo que elaborou o texto. “Realizaram mudanças na parte geral do texto que são incoerentes com o que se produziu na parte especial, como a questão da violação de bem jurídico, positivando o principio da ofensividade, enquanto punem, por exemplo, o cambismo, no qual não se pode, por mais que se tente, identificar bem jurídico”, observou, constatando: “Já que não havia tempo e que algumas modificações emergenciais eram necessárias, o ideal seria que o projeto se restringisse às alterações pontuais”.

Abrir WhatsApp