03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

Estante

03/08/2018 - 21:00

Estante

Estante


Teoria Geral da Pena

Derivada de sua tese de doutorado, a obra de Tatiana Viggiani Bicudo trata do panorama do Direto Penal no tocante às penas privativas de liberdade, destacando a incapacidade de o Estado alcançar o objetivo de readaptar os criminosos ao convívio social, prevenindo a prática de novas infrações. A autora transita entre as teorias de Beccaria, Bentham, Ferrajoli e Roxin. A publicação é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.


Direito Constitucional
Organizada em dois volumes, a obra coordenada por Ives Gandra da Silva Martins, Gilmar Ferreira Mendes e Carlos Valder do Nascimento preenche a lacuna existente na literatura jurídica sobre Direito Constitucional. O livro disponibiliza aos profissionais e estudantes um abrangente tratado sobre o tema, que mescla os conhecimentos de seus idealizadores, alcançando um resultado amplo e diversificado sobre as particularidades deste que é um dos mais relevantes ramos do Direito. A publicação é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.


Recurso Extraordinário e Recurso Especial
Com o objetivo de ajudar os advogados a conduzirem bem o processo, da petição inicial à contestação, quando houver necessidade de interposição de recurso, Sérgio Sérvulo da Cunha detalha, no livro, aspectos importantes sobre os controles de constitucionalidade e de legalidade, exercidos pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça, respectivamente. A publicação é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone (11) 3613-3357 ou no site www.saraiva.com.br.


Direito Coletivo do Trabalho
Publicado pela editora Campus Jurídico/Elsevier, o livro oferece aos estudantes e advogados um conjunto crítico de estudos sobre os principais temas do Direito Coletivo do Trabalho na atualidade, com todas as transformações, os novos papéis e desafios para quem atua na área. Dentre os colaboradores, estão Antonio Pedro Baylos Grau, Jorge Luiz Souto Maior, Márcio Mendes Granconato e Valdemar Lopes Herbstrith.  Mais informações pelo telefone 0800-0265340 ou no site www.elsevier.com.br.


Nacional x Global

No livro, Liszt Vieira e Cíntia Reschke de Borba abordam, de forma didática e resumida, o estudo do Estado nacional, desde sua formação histórica até os dilemas da atualidade, além de tratarem detalhadamente das principais características de estrutura e de funcionamento de blocos econômicos como a União Europeia e o Mercosul. A publicação é da editora Renovar. Mais informações pelo telefone (21) 2589-1863 ou pelo site www.editorarenovar.com.br.


Livro de cabeceira

Gabriel Leonardos*

Meu livro de cabeceira é Armas, germes e aço (Editora Record), de Jared Diamond. A obra ganhou o prestigiado Prêmio Pulitzer nos EUA, em 1998, na categoria não-ficção. O autor é um biólogo evolucionista que demonstra a incorreção de teorias racistas e por que as questões ambientais foram determinantes na evolução da humanidade a partir de mais de 10.000 AC até hoje. Ele explica as condições que propiciaram o início da civilização no Crescente Fértil, as migrações da humanidade pelo globo e o impacto da chegada de europeus, nos últimos 500 anos, em áreas remotas da América e Oceania.

O título se deve à constatação de que as sociedades que evoluíram da etapa de caçadores-coletadores para a de agricultores e pecuaristas foram as que dominaram o planeta, e desenvolveram armas, germes e aço que subjugaram outras sociedades. As histórias do surgimento e desaparecimento de várias sociedades são interessantíssimas e se sucedem no livro, como a descrição do desastre ambiental da remota Ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico, cujos habitantes inicialmente desenvolveram uma sociedade sofisticada (que construiu os famosos monumentos conhecidos como 'moais'), e posteriormente, com o exaurimento dos recursos naturais, pereceram por completo. O alerta é evidente: não podemos permitir que nosso planeta tenha o mesmo destino".


*Conselheiro e presidente da Comissão de Propriedade Industrial e Pirataria da OAB/RJ.


Abrir WhatsApp