29/10/2012 - 09:56

Justiça cita Caarj por dívida de antigas gestões

29/10/2012 - 09:56

Justiça cita Caarj por dívida de antigas gestões

Duas citações de execução fiscal de dívida ativa da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), no valor total de R$ 331,9 milhões, foram recebidas pela OAB/RJ. Ambas se referem ao não recolhimento de diversos impostos de 2005 e 2006, em administrações passadas, e surpreenderam desagradavelmente a gestão atual, causando grande preocupação. "É mais uma péssima surpresa dessa herança maldita que recebemos", reagiu indignado o presidente da Seccional, Wadih Damous.

"Isso nos deixa extremamente apreensivos porque, por mais que estejamos trabalhando desde 2007 para sanear a Caarj, ao recebermos uma notícia dessas temos a sensação de estarmos enxugando gelo. Não há dúvida de que essas dívidas podem comprometer a higidez financeira da Caixa e da própria OAB/RJ", desabafou Wadih, informando que a assessoria jurídica da entidade está agindo no enfrentamento do problema. Nos dois casos, os tributos que deixaram de ser pagos incidem sobre o faturamento da Caarj em relação ao antigo plano de saúde então comercializado, o Plasc.
Wadih Damous
presidente da OAB/RJ

A notificação de maior valor, R$ 239,2 milhões, expedida pela 7ª Vara Federal de Execução Fiscal, teve seu valor contestado em pedido administrativo da Procuradoria da OAB/RJ porque foi calculado por arbitramento do lucro presumido. Concedida a anulação da certidão de dívida, o novo montante está sendo recomposto com base na contabilidade da Caarj. As taxas não recolhidas em 2005 e 2006 foram o Imposto de Renda Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), mais multas pelos anos de não pagamento.

A segunda ação, da 2ª Vara de Execução Fiscal do Rio de Janeiro, soma R$ 92,6 milhões e refere-se ao não pagamento, também em 2005 e 2006, de PIS, Pasep, Cofins e Contribuição Social, mais multas. "Nunca imaginamos que uma instituição como a OAB deixasse de recolher impostos que são devidos", comentou Wadih.

Ele defende que o Conselho Federal tome a iniciativa no sentido de aperfeiçoar suas normas e ser mais rigoroso no exame das contas das administrações das seccionais. “Vai ser importante que se preveja a responsabilização do gestor por esse tipo de débito, o que não acontece atualmente. Infelizmente, denúncias como essa acabam gerando processos disciplinares contra quem está denunciando. Então, esperamos que o Conselho examine com rigor, sem politização, essa questão do Rio de Janeiro, que deve ocorrer em outros estados. Não é possível conviver com esse tipo de herança financeira e administrativa, pela qual os responsáveis não arcarão com sanções nem terão de ressarcir a Caarj”, lamenta.

Esperamos que o Conselho Federal examine com rigor essa questão do Rio, que deve ocorrer em outros estados. Não é possível conviver com esse tipo de herança
Wadih Damous
presidente da OAB/RJ
Saneamento financeiro começou em 2007

Em 2007, ao iniciar-se a primeira gestão da atual diretoria da Seccional, a Caarj acumulava dívidas de R$ 74,5 milhões e seu plano de saúde, o antigo Plasc, já não era aceito por médicos e clínicas que, além de descredenciar-se, cobravam faturas não pagas. A solução imediata foi, após a aprovação do plano de recuperação pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), substituir o Plasc por parcerias com operadoras: primeiro a Unimed Rio e depois, ampliando o leque, SulAmérica, Gonden Cross e Bradesco Saúde.

Desde então, a dívida da Caarj foi reduzida à metade. O débito com fornecedores foi escalonado e a dívida com os  bancos, inteiramente quitada. O balanço patrimonial registrou, em 2011, superávit de R$ 666 mil, e finalmente a Caixa pôde voltar a investir em benefícios para os colegas. De janeiro a julho de 2012, o aporte em serviços somou R$ 7 milhões. O problema maior, hoje, são os tributos não pagos pelas administrações anteriores.

Versão online da Tribuna do Advogado, edição de outubro.