08/10/2012 - 17:04

Passado e futuro unidos na celebração dos 20 anos da ESA

08/10/2012 - 17:04

Passado e futuro unidos na celebração dos 20 anos da ESA

Uma homenagem a duas décadas de trabalho em prol do ensino jurídico. A Escola Superior de Advocacia (ESA) comemorou seu vigésimo aniversário em solenidade realizada dia 5 de setembro, na sede da Seccional, com a presença de seus ex-diretores, professores e alunos.
Wadih Damous
presidente da OAB/RJ

"Tem um sabor especial estar à frente da OAB/RJ no momento em que nossa escola completa 20 anos. Ela tem sido um instrumento importante da nossa administração, cumprindo uma das principais metas do mandato, que é a qualificação profissional do advogado", disse o presidente da Seccional, Wadih Damous, na abertura do evento.

Uma promoção no Facebook da Ordem, também motivada pela data, sorteou bolsas de estudo para o curso de mediação familiar e para outro evento à escolha do ganhador na grade de outubro.

A recente inauguração de sua rede telepresencial - que, com 42 pontos de recepção iniciais, já se consolida como a maior do estado - foi destacada pelo diretor-geral da ESA, Renan Aguiar, como uma vitória marcante da gestão: "É com satisfação que vejo o projeto que formulamos a fim de democratizar a informação, levando-a aos advogados do interior do estado, se tornar realidade. Essa rede é um marco na história da Ordem".

A primeira diretora da ESA, Maria das Graças Seixas, foi uma das homenageadas da noite e elogiou o legado deixado pelos seus sucessores e os avanços obtidos. Em seguida, receberam condecorações professores, membros da diretoria da OAB/RJ e profissionais que trabalharam para o incremento do ensino.
Duas placas comemorativas, relacionadas aos 20 anos de existência e à inauguração das transmissões via satélite, realizada dia 30 de agosto, também foram descerradas.

A mesa foi composta, além de Wadih e Renan, pelo coordenador acadêmico da ESA, Gustavo Proença, pelo conselheiro federal Cláudio Pereira, pelo secretário-geral adjunto e pelo tesoureiro da Seccional, Wanderley Rebello e Marcello Oliveira, respectivamente.

Um dos cursos mais procurados pelos alunos e com maior constância na programação da ESA, o de Direito Ambiental, teve destaque na festa. Coordenado pelo presidente da Comissão de Direito Ambiental, Flávio Ahmed, e por um dos membros do grupo, o advogado Ronaldo Coutinho, o livro resultante das edições já realizadas do curso foi lançado na ocasião.

Contando com vários autores, todos professores da ESA, a publicação Curso de Direito Ambiental, lançada pela editora Lumen Juris, documenta o trabalho ministrado há mais de quatro anos pela comissão.

Versão online da Tribuna do Advogado, edição de outubro.