03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

Seccional firma convênio que possibilita registro de atos judiciais pela internet

03/08/2018 - 21:00

Seccional firma convênio que possibilita registro de atos judiciais pela internet

Seccional firma convênio que possibilita registro de atos judiciais pela internet


A OAB/RJ assinou, no dia 21 de setembro, convênio de cooperação técnica e operacional com o Instituto de Registradores de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas do Estado do Rio de Janeiro (IRTDPJ-RJ) que vai possibilitar aos advogados remeterem comunicações oficiais por via eletrônica. “O sistema permite mais agilidade, facilidade e, principalmente, segurança jurídica para qualquer tipo de conteúdo registrado pelo advogado”, afirmou o presidente da Seccional, Wadih Damous.

O novo serviço, denominado Entrega certificada de artigos eletrônicos e regulamentado pelo Tribunal de Justiça, evita o deslocamento dos advogados, que, muitas vezes, precisam sair de suas cidades para notificar os atos. O custo das transações também será menor. O presidente do IRTDPJ-RJ, Jairo Vasconcelos, calcula que a economia será de praticamente 80% por ato judicial: “Pelo método tradicional, um ato custa em torno de R$ 160. Pelo novo método, o valor cairá para R$ 20 e o usuário receberá a fatura com o número de arquivos enviados no fim do mês”.

Também presente à assinatura do acordo, o vice-presidente da OAB/RJ, Sérgio Fisher, salientou que a novidade vai ao encontro da política da Ordem de procurar oferecer serviços que facilitem a atuação profissional dos colegas. “Este convênio traz modernidade para os advogados do Rio. A Seccional demonstra, mais uma vez, preocupação em prestar um serviço mais eficiente e barato, disse”.

Como próximo passo, será realizado um estudo para decidir a melhor maneira e os detalhes da implantação do novo sistema.


Abrir WhatsApp