03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

Tribuna Livre

03/08/2018 - 21:00

Tribuna Livre

Tribuna Livre

A morosidade no andamento de processos e a extrema burocracia foram as principais reclamações dos advogados e estagiários ouvidos pela reportagem da TRIBUNA DO ADVOGADO em visita ao Fórum Federal. Os colegas ficaram divididos, porém, em críticas e elogios ao atendimento, analisado como melhor do que o da Justiça Estadual.

Burocracia
A Justiça Federal tem mais celeridade e organização em relação à estadual, mas ainda deixa a desejar. A burocracia atrasa muito os procedimentos, assim como a falta de funcionários: só tem um para atender no balcão. Mas o atendimento, no geral, é satisfatório.
Danilo do Prado Silva, 26 anos

Andamento
O Fórum Federal é ágil em relação aos pedidos de urgência que o advogado faz e que normalmente são deferidos pelo juiz. Mas precisa melhorar, principalmente na questão do tempo de andamento dos processos, que pode ser mais rápido.
Marcelo Trovão, 37 anos

Processo estagnado
O funcionamento é péssimo. Espero há um ano a sentença de um processo meu que está parado na Justiça Federal. Já dei até queixa na Corregedoria, mas nada foi resolvido até agora. Só tenho o que reclamar em relação ao funcionamento do órgão.
Alexandra Bernardo Vaz, 32 anos

Divisão de tarefas
Venho aqui há um ano e até agora estou sendo bem atendido. Só poderiam trabalhar com um pouco mais de coleguismo, dividindo as tarefas: enquanto um atende o balcão, outro poderia adiantar as pessoas na fila para devolução de processo, por exemplo. Mas minha análise, no geral, é satisfatória.
Álvaro José Marinho Cordeiro, 57 anos

Juízes
O mais difícil é conseguir ser recebido pelos juízes. Antes dele vêm o escrivão, secretário, subsecretário, diretores, menos o juiz, com quem não se consegue falar. Mas, no geral, a Justiça Federal ainda funciona um pouco melhor do que a estadual.
Mauro Lopes Bartolomeu de Carvalho, 38 anos

Morosidade
O maior problema é a morosidade, que acaba prejudicando as partes. Tudo funciona a passo de cágado. Inventam mil reformas, mas nada funciona. Muitas varas operam com juízes substitutos e funcionários sobrecarregados, o que atrasa muito o atendimento.
Murilo Antonio de Freitas Coutinho, 65 anos

Processo eletrônico
Na Justiça Federal, algumas varas têm um bom funcionamento e agilizam nosso trabalho. Outras são mais burocráticas e nos atrasam. E ainda falta informação sobre a questão do processo eletrônico, pois muitas pessoas ainda não estão sabendo lidar com isso. É uma boa ideia, mais ainda precisa ser explicada de forma mais clara aos advogados e estagiários.
Janderson Sales Peixoto, 21 anos

Lentidão
Deixei de militar aqui há quatro anos porque o funcionamento era muito lento. Para conseguir um despacho eu levava de quatro a seis meses. É humanamente impossível militar na Justiça Federal com essa morosidade.
Vera Lucia Antoni Salles, 53 anos


Abrir WhatsApp