10/10/2012 - 08:40

COMPARTILHE

Veja os livros em destaque na Tribuna de outubro

10/10/2012 - 08:40

Veja os livros em destaque na Tribuna de outubro

Fusões e aquisições

No livro, Sérgio Botrel esclarece que a nomenclatura F&A - que se refere às operações de Fusões & Aquisições - identifica mais do que tecnicamente se costuma extrair desses termos isolados, estendendo-se ao conjunto de medidas de crescimento externo ou compartilhado das empresas. O autor explica ainda questões como a aquisição de ativos empresariais, participações societárias e a formação de consórcios, entre outras. A obra é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Nome civil da pessoa natural

Em um cenário no qual os problemas enfrentados nos tribunais e nos cartórios com relação à modificação de assentamentos em registros de nascimento ou de casamento só aumentam, Leonardo Brandelli apresenta aos leitores essa obra que preenche uma lacuna bibliográfica jurídica relacionada ao assunto. No livro, lançado pela Editora Saraiva, o autor caracteriza o direito subjetivo ao nome e discorre sobre sua concretização, abordando problemas específicos, como a alteração do nome por mudança de sexo, erro de grafia, entre outros. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br
 
Direitos humanos

Coordenado por Sidney Guerra, o livro é o quinto volume da coleção elaborada pela Faculdade de Direito de Campos para homenagear o poeta e jornalista José do Patrocínio. A obra conta com artigos de membros do grupo de pesquisa de direitos humanos e outros especialistas no tema sobre problemas da sociedade brasileira, como o trabalho escravo e o acesso dos pobres à Justiça. A obra é editada pela Faculdade de Direito de Campos. Mais informações pelo telefone (22) 2101-3350 ou no site www.fdc.br.
 
Direito de autor e copyright

Na obra, João Henrique da Rocha Fragoso trafega pelos valores do Direito Autoral e do copyright em razão de sua territorialidade, estabelecendo os aspectos mais notáveis dos dois sistemas legais referentes à propriedade intelectual sobre as criações artísticas e literárias, observando e comentando sua criação e a importância do titular de direitos morais. O livro é da Editora Quartier Latin. Mais informações pelo telefone (11) 3101-5780 ou no site www.quartierlatin.art.br.
 
Direito Empresarial

Esta coletânea de estudos, coordenada por Luiz Fernando Martins Kuyven, examina o Direito Empresarial sob o olhar de profissionais da área jurídica e também de outras áreas, que, por meio de textos críticos e sintonizados com a atualidade, analisam a disciplina sob os mais diversos enfoques: Direito Tributário, Direito Econômico e Concorrencial, Direito Societário e mercado de capitais.
 
Direito Jurisprudencial

A obra é uma coletânea de trabalhos que abordam diversas facetas do Direito Jurisprudencial. Um dos textos aborda a necessidade de se estabelecer uma tendência de respeito à jurisprudência sedimentada. Segundo a coordenadora Teresa Arruda Alvim Wambier, o livro é o resultado de tentativas do legislador de mudar a cultura do desrespeito aos precedentes. A editora é a Revista dos Tribunais. Mais informações pelo telefone 0800-702-2433 ou no site www.rt.com.br.
 
Livro de cabeceira - Renan Aguiar*

Tenho como livro de cabeceira Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda. Esta é uma obra que permite a compreensão do país, em especial do povo brasileiro, por intermédio de suas manifestações. Sérgio Buarque sugere que, do ponto de vista metodológico, o conhecimento do passado deve estar ligado aos problemas do presente. Considero este um livro importante, pois, em minha opinião, ele possibilita esta compreensão do país em suas dimensões social e política, permitindo que pensemos alternativas para o Brasil contemporâneo.
 
Renan Aguiar é diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA)
 

Versão online da Tribuna do Advogado, edição de outubro.

Abrir WhatsApp