13/06/2016 - 13:49

COMPARTILHE

Compromisso com a modernidade e a defesa das prerrogativas dos advogados

13/06/2016 - 13:49

Compromisso com a modernidade e a defesa das prerrogativas dos advogados

FELIPE SANTA CRUZ
 
Compromisso assumido por nós durante a campanha para a direção da Seccional, e que agora se torna realidade, a criação do aplicativo OAB/RJ é a novidade anunciada na capa desta edição. O programa já está disponível para os colegas nos sistemas iOS e Android, que atendem a grande maioria dos celulares e tablets, de modo inteiramente gratuito.

Nessa fase inicial, o aplicativo disponibiliza todos os convênios firmados pela Ordem, que asseguram descontos em produtos e serviços para a categoria. Dividido em setores temáticos, o programa conta com mecanismo de busca por subcategorias e local, o que facilita a consulta.  

O próximo passo será o acesso via aplicativo ao Recorte digital. Os colegas poderão checar, no celular ou no tablet, as publicações de seu interesse nos diários oficiais dos estados selecionados. Também a partir desse momento, haverá a possibilidade de os advogados fazerem denúncias sobre violações de prerrogativas diretamente de seu dispositivo móvel.

A terceira etapa, programada para o fim do ano, incluirá uma série de ferramentas conectadas à área administrativa da OAB/RJ, permitindo que os colegas, por intermédio do aplicativo, solicitem certidões, paguem a anuidade e tratem de questões ligadas à certificação digital.

Trata-se de mais uma iniciativa a reforçar o compromisso da Seccional com a modernidade. E com a agilização do dia a dia profissional da classe.
 
*  *  *
 
É digno de nota o trabalho que vem sendo efetuado por nossa Comissão de Prerrogativas. Dentro da diretriz que traçamos, de total prioridade ao tema, obtivemos recentemente vitórias significativas. Uma delas foi a publicação de aviso, por parte da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, solicitando a servidores e juízes do tribunal a observância permanente dos direitos de nossa classe. No texto publicado em 13 de maio, a corregedora-geral, desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo, expressa claramente a necessidade de os magistrados receberem os advogados.
 
Em outra frente, foi inaugurada a Sala de Prerrogativas na Casa do Advogado da Rua do Rezende. O novo espaço recebeu o nome do saudoso Benedito Calheiros Bomfim, que infelizmente nos deixou poucos dias depois da homenagem. Na sala, os colegas que atuam na área trabalhista terão mais celeridade no atendimento e na defesa do exercício profissional. 

A Comissão de Prerrogativas também esteve reunida com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) para debater os últimos detalhes da reforma dos parlatórios – local em que os colegas atendem seus clientes nas unidades prisionais. O Presídio Ary Franco, em Água Santa, e a cadeia Pública Juíza Patrícia Lourival Acioli, em São Gonçalo, serão as primeiras unidades a contar com as melhorias.

As conquistas nos dão a certeza de que estamos trabalhando em consonância com os anseios dos advogados. E força para seguimos em frente. Porque novos desafios se impõem a cada dia e muito há a fazer ainda.

Abrir WhatsApp