13/06/2016 - 14:54

COMPARTILHE

Novas formas de captação para empresas

13/06/2016 - 14:54

Novas formas de captação para empresas

A Comissão de Direito Empresarial (Code) da OAB/RJ promoveu, dia 11 de maio, um debate para explicar as formas de captação Private equity e Venture capital, que, segundo o presidente Pedro Teixeira são pouco conhecidas pelos advogados. “A ideia fundamental da comissão é trazer essa discussão para dentro da casa do advogado. A maioria dos colegas não tem conhecimento dessas formas de captação de recursos e no atual momento de instabilidade política, que gera uma instabilidade econômica muito grande, a gente vê a necessidade de estabelecer esse diálogo e tirar essas dúvidas”.

Private equity e Venture capital são novas formas de capitalização de empresas baseadas em um fundo de investimento que passa a participar da sociedade empresária de modo a alavancar o seu desenvolvimento. Teixeira defendeu que os advogados precisam ter conhecimento sobre como encontrar alternativas para garantir a continuação do empreendedorismo no país.

A falta de conhecimento de especialistas em Direito Empresarial sobre essas formas de investimento também foi abordada pelo vice-presidente da Code, Rafael Sinay. “O Direito como ciência das regras de convivência e de conduta em sociedade deve uma atenção especial aos fenômenos protagonistas de seu tempo. Hoje o capital empreendedor tem um protagonismo claro no mercado e na sociedade”, afirmou.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), Luiz Eugenio Figueiredo, apresentou uma visão geral de Private equity e alguns aspectos dessa indústria de investimento alternativo.
 

Abrir WhatsApp