03/08/2018 - 20:59

COMPARTILHE

Para agilizar o atendimento, Ouvidoria vai estreitar relação com as comissões da OAB/RJ

03/08/2018 - 20:59

Para agilizar o atendimento, Ouvidoria vai estreitar relação com as comissões da OAB/RJ

Para agilizar o atendimento, Ouvidoria vai estreitar relação com as comissões da OAB/RJ

 

Novo ouvidor diz que o órgão deve efetivamente atender solicitações dos advogados e da sociedade

 

 

Estreitar a relação da Ouvidoria com as comissões da Seccional, visando a agilizar o atendimento aos advogados e à população em geral. Esta é a principal meta de Álvaro Quintão, que assumiu o cargo de ouvidor-geral da OAB/RJ. Segundo ele, é mais eficaz incorporar o trabalho das comissões à Ouvidoria do que encaminhar a seus presidentes as questões que chegam.

 

"Queremos trazer para a Ouvidoria pessoas envolvidas diretamente nas comissões. Atualmente, repassamos o problema para o grupo competente e muitas vezes sequer sabemos se foi resolvido. Vamos centralizar as informações e o trabalho na própria Ouvidoria, para deixamos de ser simplesmente um órgão de repasse. Se a OAB/RJ quer falar para a sociedade, precisa ouvi-la. E a Ouvidoria é a porta de entrada para as demandas sociais", diz Quintão.

 

A ideia é que exista um ouvidor representando cada uma das comissões cujo trabalho mais tem a ver com as solicitações recebidas pela Ouvidoria. São exemplos as comissões de Defesa, Assistência e Prerrogativas, de Arbitragem, de Mediação de Conflitos e de Direitos Humanos. "Cada ouvidor ficaria encarregado de acompanhar o trabalho das comissões e auxiliar a equipe da Ouvidoria nas demandas que surjam em sua área específica. Inicialmente, pedi que as próprias comissões me indicassem um nome para ocupar esta função. Nos casos em que não houver ninguém disponível, faremos sugestões", explica o ouvidor-geral.

 

Outro projeto em estudo é a formação da Ouvidoria itinerante: um grupo de ouvidores que visitaria salas da OAB nos tribunais - inclusive no interior do estado - oferecendo atendimento. De acordo com Quintão, para isso também será preciso o apoio das comissões e do Departamento de Apoio às Subseções (DAS): "A intenção é aumentarmos o contato do advogado com a OAB/RJ, e essa participação das comissões e do DAS  será fundamental para o novo modelo de Ouvidoria que estamos imaginando".


Abrir WhatsApp