03/08/2018 - 20:59

COMPARTILHE

Cartas

03/08/2018 - 20:59

Cartas

Terno e gravata

"Venho parabenizar o presidente Wadih Damous pelo Ato 39, no qual torna facultativo o uso do paletó e gravata. Graças a Deus, temos um presidente digno de nos representar e defender os direitos dos advogados e estagiários inscritos na OAB/RJ".

Leonardo Miranda

 

 

"Há muitos anos, quando ainda nem advogado era, presenciei marujos britânicos usando bermudas e roupas leves no Rio de Janeiro, fato que me deixou admirado da clarividência dos súditos da rainha. Agora, o presidente Wadih Damous, em feliz oportunidade, determina que os advogados fluminenses estão liberados, durante o verão, do paletó e da gravata, medida oportuníssima, que merece nossos mais entu-siásticos encômios. Parabéns por mais esse gol de placa!"

Vicente de Paula Souza (OAB/RJ 106.342)

 

 

TRT

"Venho requerer que sejam tomadas providências para a melhora no sistema de consulta processual do TRT. O sistema deixa a muito a desejar, sendo que, na maioria das vezes, sequer funciona, o que causa enorme atraso nos trabalhos dos advogados.

(...) Precisamos nos esforçar para que o Tribunal melhore o seu site, visando a que partes e advogados realizem suas consultas com rapidez e facilitando o trabalho de todos, inclusive das varas do Trabalho.

Acompanho as solicitações feitas pela OAB/RJ visando à melhoria no sistema, mas não estão surtindo efeito, pois o site é o pior entre os tribunais do país. Sugiro que sejam tomadas novas providências junto ao CNJ, visando à regularização do sistema de acompanhamento processual do TRT".

Wagner Grigorio de Lucena (OAB/RJ 119.664)

 

N. da R: O presidente Wadih Damous responde: "Como o colega mesmo reconhece, temos envidado todos os esforços para, pelo menos, amenizar esse problema. No entanto, tais esforços têm-se mostrado inúteis. Voltarei a conversar com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, para cobrar uma solução definitiva para resolver esse quadro caótico do TRT do Rio de Janeiro".

 

 

Distribuição

"Gostaria de parabenizar o presidente Wadih Damous pelas realizações ao longo de seu mandato e de pleitear que a OAB/RJ lute, junto à Corregedoria, para que os advogados possam distribuir ações em qualquer fórum, assim como há a possibilidade de entrega de petições no Proger. O pedido se dá porque advogados precisam se deslocar de suas comarcas para distribuir suas ações. Com tanta informatização, não há mais esta necessidade (...)".

Elizabeth Maria Pereira (OAB/RJ 32.234)

 

N. da R: O presidente Wadih Damous concorda com a colega e salienta que a reivindicação consta de uma pauta, com dezenas de outras, entregue pela OAB/RJ ao presidente do TJ, desembargador Luiz Zveiter, no final do ano passado. "Continuaremos cobrando essa medida, justa e necessária", afirma Wadih.

 

 

Tribunal de Contas

"É com satisfação que vejo o presidente da OAB/RJ defender o erário do Estado, posicionando-se contra a criação do Tribunal de Contas do Município. É preciso que a sociedade civil se manifeste contra esse cabide de empregos. Sem que isso signifique que não se lute pela alteração do Tribunal de Contas do Estado, com aproveitamento das propostas apresentadas pelo deputado Marcelo Freixo. Inclusive entendo que a OAB/RJ poderia assumir essa luta, de modificação do TCE, e não criação de novo órgão com os mesmos vícios de composição".

Cláudio Alves

 

 

Mandados

"Não dá para entender a centralização dos mandados de pagamento na agência do Banco do Brasil no Fórum Central. A prerrogativa de escolha deveria ser do credor, ou do advogado, como queira. Apanhar uma cópia e entregar numa das dezenas de agências do estado do Rio, e na mesma agência, após 24h ou 72h, levantar o valor correspondente ou depositar em sua conta corrente, como queira. Obrigar o advogado a ficar mais de três horas naquele suplício é um absurdo tão grande, que até o INNS já superou".

José Antonio Ribeiro da Silva Guimarães (OAB/RJ 32.647)

 

N. da R: A OAB/RJ já fez de tudo para tentar resolver esse problema. "Até ação judicial intentamos, mas a medida liminar foi indeferida. Continuaremos lutando para acabar de vez com esse descalabro gerado pelo Banco do Brasil", afirma o presidente Wadih Damous.

 

 

 

Errata

Na edição de número 488 da TRIBUNA DO ADVOGADO, publicada em fevereiro, houve um equívoco na foto que ilustrou a matéria sobre a palestra Divórcio extrajudicial, realizada pela ESA. O palestrante do evento foi o professor Tadeu Diniz, e quem aparece na imagem é Bruno Garcia Redondo.


Abrir WhatsApp