03/08/2018 - 20:59

COMPARTILHE

Em defesa dos advogados e do Estado de Direito

03/08/2018 - 20:59

Em defesa dos advogados e do Estado de Direito

Em defesa dos advogados e do Estado de Direito

 

 

Wadih Damous

 

No dia 21 de março, será lançada oficialmente pela OAB/RJ a Campanha pela Memória e pela Verdade, que será centrada na defesa de que os arquivos da repressão política do período da ditadura militar sejam abertos ao conhecimento público. Já conseguimos o apoio de importantes entidades e personalidades da sociedade brasileira. A campanha incluirá a inserção de pequenas peças publicitárias no rádio e na TV, algumas das quais já gravadas por artistas conhecidos.

 

Nossa intenção é somar esforços com iniciativas semelhantes em todo o país, com o objetivo de que a sociedade brasileira possa, finalmente, ter conhecimento cabal desta parte tão importante de sua História recente.

 

Já se disse que quem desconhece o passado está mais propenso a repetir seus erros. Assim, para a consolidação da democracia e do Estado de Direito em nosso país, é preciso não permitir que o que aconteceu seja varrido para baixo do tapete.

 

Pretendemos ainda que a campanha, em nosso estado, não se restrinja à capital e se faça presente pelo menos nas cidades mais populosas. Para tal, a Seccional vai apoiar iniciativas desenvolvidas pelas subseções com o objetivo de interiorizá-la.

 

Esta edição da TRIBUNA DO ADVOGADO, além de dar destaque à campanha, aborda um problema trazido pela disseminação da informática e que tem levado um número crescente de pessoas a trabalharem em casa.

 

Abrimos espaço, também, para duas polêmicas importantes e atuais.

Em primeiro lugar, sobre a forma e o ritmo que deve ter o inexorável processo de informatização da Justiça – que começa a ganhar corpo.

 

E, também, sobre a conveniência ou não de se legalizar o aborto no país.

 

Assim, tratando de problemas de interesse direto da advocacia e de questões gerais da sociedade, tendo sempre como norte a defesa da democracia e do Estado de Direito - os dois eixos que têm pautado nossa atividade à frente da OAB/RJ desde a primeira gestão - saberemos honrar mais este mandato que nos foi confiado pelos advogados fluminenses.


Abrir WhatsApp