03/08/2018 - 20:59

OAB/RJ convoca sociedade civil e militares para manifesto em defesa do direito à memória e à verdade

03/08/2018 - 20:59

No dia 12 de abril, quando lançar a Campanha pela Memória e pela Verdade, a OAB/RJ dará partida a uma ideia ambiciosa: sensibilizar a sociedade e o Poder constituído e mobilizar líderes políticos, personalidades do meio artístico, instituições democráticas, jovens, militares e todos que quiserem se agregar ao objetivo maior de reconciliar o país com sua História por meio do conhecimento dos fatos e suas circunstâncias no período ditatorial.

"A OAB/RJ, assim como muitas outras entidades e pessoas que certamente se somarão à nossa campanha, entende que só a verdade, enfim exposta à luz depois de mais de 30 anos, será capaz de tornar-se o antídoto definitivo para que o Brasil jamais passe novamente pela dolorosa e odiosa experiência do arbítrio e da tortura, firmando-se para sempre como o país onde vicejou, forte, o Estado Democrático de Direito", afirma o presidente da Seccional, Wadih Damous.

Um grande ato público na sede da OAB/RJ marcará o início da campanha. Em diversas emissoras de televisão serão exibidos filmetes de 30 segundos com gravações de artistas fazendo o papel de mortos e desaparecidos políticos exigindo a abertura dos arquivos com a frase final e emblemática: "As famílias têm esse direito". Os atores Mauro Mendonça e Eliane Giardini gravaram, sem cobrar cachê. Outros artistas, como Fernanda Montenegro, José Mayer e Glória Pires, também foram convidados para a campanha. A exibição dos spots em cinemas do Rio de Janeiro e de Brasília também está sendo cogitada.

A fachada e a parede dos fundos da sede da Seccional serão revestidas com imensos painéis que serão vistos do Aterro do Flamengo e da Avenida Perimetral. Cartazes e adesivos serão afixados nas subseções e salas de advogados nos fóruns do estado e distribuídos nas universidades, sindicatos e organizações da sociedade civil - algumas há muitos anos engajadas na busca de informações sobre as vítimas da ditadura - que queiram se integrar à campanha. Os ônibus da Seccional que circulam na capital e nos demais municípios também exibirão, na parte traseira, o chamado à participação.

Na internet, no site da OAB/RJ - e das entidades que queiram se articular ao movimento - haverá um link para assinatura do manifesto pela abertura dos arquivos e para assistir às peças produzidas para a televisão. "Queremos alcançar a todos que se disponham a apoiar essa causa que não é só nossa e que propõe o reencontro dos brasileiros com a sua História", diz Wadih, frisando não haver quaisquer sentimentos de revanchismo contra os militares: "Pelo contrário, queremos a participação dessas novas gerações de militares que defendem, como os civis, a normalidade democrática."

Para o presidente da OAB/RJ, a campanha contribuirá para a realização de um amplo e necessário debate nacional sobre o tema. "Nós lutamos apenas pelo direito à verdade, para que enfim as feridas cicatrizem e as famílias enlutadas possam enterrar seus mortos com dignidade, fechando para sempre as páginas sombrias da ditadura", explica. As assinaturas recolhidas no manifesto pela abertura dos arquivos serão entregues às autoridades do Executivo e do Legislativo federais.