03/08/2018 - 20:59

COMPARTILHE

Panorama

03/08/2018 - 20:59

Panorama

Exposição na Justiça Eleitoral apresenta manuscritos inéditos de João Cabral de Melo Neto

 

No ano em que completaria 90 anos, o poeta João Cabral de Melo Neto está sendo homenageado com uma mostra multimídia no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE). Dividida em quatro temas - Vida e infância, Amigos e vida profissional, Paixões, e Museu do Tudo -, a exposição Um poema por dia apresenta fotos, projeções, exibição de vídeos e entrevistas com o escritor, além de manuscritos, poemas e cartas originais - em parte inéditos - retirados do acervo pessoal da família pela filha de João, Inez Cabral, curadora da mostra. "Além de poeta, diplomata, pai, filho, avô, ele foi também um homem simples, que via na palavra concreta uma ferramenta para o que queria dizer", define Inez.

 

A exposição tem visitação gratuita, de quarta a domingo, das 12h às 19h. O CCJE fica na Rua Primeiro de Março, 42, Centro. Mais informações pelo telefone (21) 2253-7566.

 

 

Na Justiça Federal, um retrato em película das ditaduras

 

Neste mês de março, o Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) promoverá um ciclo cujo objetivo é traçar, a partir do olhar cinematográfico, uma análise histórica dos países latino-americanos submetidos a regimes ditatoriais, e as consequências sociais e políticas destes períodos. O início da mostra será no dia 16, com a exibição de duas obras: Madres de Plaza de Mayo: Memória, verdade e justiça, de Carlos Pronzato; e Condor, de Roberto Mader. A programação seguirá até o dia 21, com sessões sempre às 15h, e incluirá ainda produções como Marighella: Retrato falado do guerrilheiro, de Silvio Tendler; Os olhos fechados da América Latina, de Miguel Mirra; e Carabina M2 Una Arma Americana: Che na Bolívia, de Carlos Pronzato. A entrada é gratuita. O CCJF fica na Av. Rio Branco, 241 – Centro. Mais informações pelo telefone (21) 3261-2550.

 


Abrir WhatsApp