03/08/2018 - 20:59

COMPARTILHE

Tribuna Livre

03/08/2018 - 20:59

Tribuna Livre

A reportagem da TRIBUNA esteve na sede da Rua do Lavradio para ouvir a opinião dos advogados sobre o funcionamento do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Entre os assuntos comentados pelos colegas, as recorrentes críticas à lentidão no andamento das ações e elogios ao empenho da direção do TRT pela melhoria das instalações.

 

 

Intalações

Os elevadores do TRT sempre foram um problema. Chegar ao Tribunal e encarar uma fila para ir ao 10° andar, por exemplo, é muito ruim. Reconheço que foi feito um grande esforço para melhorar as acomodações do novo prédio, mas algumas coisas, como os banheiros, por exemplo, ainda podem melhorar.

Carlos Eugênio Wetzel, 57 anos

 

 

Lentidão

As instalações estão dentro do razoável, mas o tempo entre a primeira audiência, que algumas vezes demora até quatro meses para ser marcada, e a sentença não satisfaz. Em alguns casos, esse processo todo se estende por mais de um ano. As filas do Tribunal também incomodam muito os advogados.

Jardson Bezerra, 41 anos

 

 

Interior

O TRT da Rua do Lavradio é bom, apesar das filas dos elevadores. As salas são confortáveis. Já as sedes regionais são  ruins. O calor que faz no TRT de Caxias, por exemplo, é insuportável. Não há aparelhos de ar condicionado e os ventiladores estão em péssimo estado.

Márcia Ivy Pereira Prata, 26 anos

 

 

Processos

O Tribunal tinha que melhorar a agilidade dos processos. Com a mudança para a nova sede, as coisas estão melhores, mas não o suficiente. Em algumas varas, há poucos funcionários para uma enorme demanda. Espero que o novo processo de numeração única ajude.

Cátia Guerra Pereira Fernandes, 35 anos

 

 

SAPWeb

Um dos pontos que mais incomoda é o SAPWeb. A demora em algumas varas também é ruim. Alguns processos andam só duas ou três vezes por ano, o que é um absurdo.

Marcos Antonio Ferreira da Costa, 48 anos

 

 

Agilidade

Sou advogado trabalhista há aproximadamente 34 anos e percebo que a atual diretoria do TRT vem procurando fazer mais ágil a Justiça. Ainda há alguns pontos a serem ajustados, mas já é uma tentativa de dignificar a figura do advogado trabalhista.

Bernardo Rojtenbarg, 69 anos

 

 

Investimentos

Pelo volume de processos em andamento, os funcionários do Tribunal fazem o possível, mas claramente são necessários investimentos em tecnologia e pessoal. Apesar de tudo, ainda é a Justiça mais moderna do Brasil.

Celso Luis Stevanatto, 40 anos

 

 

OAB/RJ

O sistema do TRT, assim como o do TJ, é lento e cai constantemente. A OAB/RJ é que tem feito um bom trabalho e dado um ótimo suporte aos advogados. A Ordem está de parabéns, o TRT não.

Renata Fonseca Santos Neves (estagiária), 32 anos


Abrir WhatsApp