03/08/2018 - 21:04

O que você achou da decisão do STF de manter os poderes do CNJ para julgar e punir juízes?

03/08/2018 - 21:04

Após votação apertada, o Supremo Tribunal Federal (STF) assegurou, no começo de fevereiro, a autonomia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar e punir magistrados suspeitos de cometer irregularidades. A reportagem da TRIBUNA esteve no Tribunal de Justiça (TJ) para saber a opinião dos colegas sobre essa decisão.

Eu achei ótima a decisão de poder julgar os magistrados. Todo trabalho precisa contar com um órgão fiscalizador. Infelizmente, há maus profissionais em todas as funções, todas as classes. Então, se não houver uma fiscalização competente, não funciona mesmo.
Vanessa Queirós, advogada, 25 anos

Achei a decisão excelente, porque nós vivemos em uma democracia. Se os juízes só querem aplicar a lei, eles não precisam ter medo de uma investigação. Quem está limpo, vai continuar limpo e cumprir o seu papel ainda melhor com tudo às claras.
Rosângela Caetano, advogada, 47 anos

Achei uma decisão acertada e de extrema importância, pois, de acordo com a nossa Constituição, somos todos iguais perante a lei. Logo, se o Poder Judiciário é feito para o povo e o povo está submetido às leis, por que o Judiciário não estaria submetido a essas mesmas leis?
Geneci Soares, advogado, 45 anos

Acredito que o CNJ deve, sim, ter esse poder; portanto, foi uma decisão acertada. Mas a situação poderia ser melhor se a punição fosse mais efetiva. Sempre tem um que não responde da forma adequada às investigações. Poderia haver uma forma de o CNJ ser mais direto na apuração e punição dos juízes com má conduta.
Luciana Miranda, advogada, 39 anos

A decisão foi ótima, porque tem que haver um controle, realmente. A impunidade faz com que as más condutas sejam banalizadas. Às vezes é preciso haver uma discussão como essa para fazer valer a fiscalização, porque o cliente cobra do advogado e nós precisamos cobrar dos juízes e promotores. Uma punição correta, após um processo investigativo, é essencial.
Bárbara Gama , advogada, 37 anos

A decisão foi boa, porque o CNJ é um órgão fiscalizador em sua essência e deve poder cumprir o seu papel. Os juízes muitas vezes ficam impunes e a função do Conselho é justamente agir para que isso não aconteça. Tem meu total apoio.
Cristiane Mendonça, advogada, 37 anos

Não poderia ser de outra forma. Deve ser unânime o pensamento de que essa era uma atribuição legítima do Conselho. Há necessidade de um controle de todos os poderes e o Judiciário não poderia ser exceção.
Sérgio Rocha, advogado, 51 anos

Achei excelente, porque prioriza o princípio da isonomia. Por que os juízes responderiam diferentemente de servidores de outras autarquias? Todos respondem a processos disciplinares, sempre respeitando a ampla defesa. E esses processos não deveriam ser sigilosos, e sim transparentes.
Rosângela Carneiro, advogada, 52 anos