03/08/2018 - 21:01

COMPARTILHE

Cartas

03/08/2018 - 21:01

Cartas

Cartas


Prerrogativas

"Valho-me deste espaço para manifestar minha satisfação com os dirigentes da OAB/RJ que, de forma destemida, têm defendido as prerrogativas da classe, direito indisponível, que não se confundem, em momento algum, com meros privilégios, porém são princípios necessários ao exercício da profissão, sem os quais estariam prejudicadas a independência, a inviolabilidade e a indispensabilidade do advogado no tocante à administração da Justiça. Porém, o que muito me preocupa, no momento, é a forma leviana como a classe vem sendo atacada tanto pela mídia e por algumas autoridades, que declaram, de forma caluniosa e difamatória, que a culpa pela violência desenfreada no Rio de Janeiro recai sobre os advogados (...)".

Paulo da Silva Ribeiro (OAB/RJ 67.256)


Desagravo

"Foi muito importante este desagravo à nossa colega Pricila Porto Lima, brilhante iniciativa, só lamento em não ter informação antecipada para poder participar deste ato de suma importância para nós, operadores do Direito. Postulo que atos como esse ocorram sempre que nós, advogados, nos sentirmos de alguma forma tolhidos de nossas prerrogativas. Parabéns ao nosso presidente Wadih Damous. A classe se sente honrada com a sua gestão".

Gilmar Santos (OAB/RJ 107.072)

"Congratulo-me com a Seccional pela histórica sessão, realizada em local público, em defesa do respeito às prerrogativas da classe à qual pertenço, com muito orgulho, por mais de 54 anos".

Ronaldo Godinho (OAB/RJ 8696)


Justiça do Trabalho

"O advogado trabalhista, as partes e testemunhas que moram ou que se instalaram na Zona Norte da capital do Rio de Janeiro têm de sair de seus endereços, no mínimo, com três horas de antecedência, a fim de não chegar atrasado para as audiências trabalhistas que começam cedo. Metrô ou trem ainda é a melhor opção, pela certeza de chegar no horário previsto. E quem não tem essa opção? Não vislumbro nenhuma melhoria em nossos meios de transporte, pelo contrário, a situação se agrava, pois são emplacados centenas de veículos por dia, porém as vias continuam com a mesma estrutura. A instalação da Justiça do Trabalho em Madureira, por exemplo, nos facilitaria muito, além de valorizar o bairro".

Corbiniano Alvez Garcez (OAB/RJ 47.874)


TRT

"Gostaria de propor que a TRIBUNA DO ADVOGADO fizesse uma matéria a respeito da carência de pessoal no TRT-1, o que causou o fechamento dos postos avançados da Barra e Ilha do Governador, dificultando tudo para nós, advogados. E agora há promessa do presidente desse órgão de abrir varas avançadas no Complexo do Alemão e Cidade de Deus. De onde virão os funcionários para tanto? Terá sido a promessa feita na imprensa pura demagogia ou vão retirar funcionários das varas, piorando ainda mais o atendimento nas mesmas".

Rodrigo Álvares (OAB/RJ 108.513)
N.da R: A sugestão do colega será levada ao Conselho Editorial da TRIBUNA.


Campanha pela memória

"Foi e é salutar e de uma coragem ímpar esta campanha para a abertura de arquivos da ditadura. A morte da companheira secretária da OAB/RJ, quando os fascistas colocaram uma bomba na sede em 1980, não pode ficar impune. Isto é, é preciso responsabilizar moralmente (já que foi aviltante aos direitos humanos) quem colocou e quem mandou colocar. Fui um dos mortos civilmente da ditadura. Não dei e nunca darei perdão enquanto não fizerem como na África do Sul. O Tribunal Interamericano de Direitos humanos de São José da Costa Rica irá processar o Brasil pelo ato do STF".

Edson Roberto Benjoino de Araújo (OAB/PE 18.058-D)


Abrir WhatsApp