03/08/2018 - 21:00

OAB Século 21: Quatro sedes de subseção e 27 salas dos advogados foram remodeladas em 2010

03/08/2018 - 21:00

Aporte em 2011 será R$ 1,2 milhão e possibilitará que sejam contempladas todas as unidades da Ordem no estado

Durante o ano de 2010, o projeto OAB Século 21 teve investimentos da ordem de R$ 500 mil, que foram aplicados em reformas e serviços em salas, escritórios compartilhados e subseções, proporcionando melhorias significativas para os advogados do estado. Para 2011, está previsto um aporte de mais R$ 1,2 milhão para contemplar todas as unidades que ainda não receberam o projeto.

No total, em 2010, 27 salas foram reformadas, além das sedes das subseções de Madureira, Niterói, São João de Meriti e Macaé. Dos 108 pontos atendidos atualmente pelo projeto, apenas seis ainda não contam, por falta de viabilidade técnica, com acesso à internet (3G e banda larga). De acordo com o presidente da Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, equipes visitaram 16 municípios só na última semana de novembro e percorreram, nos últimos cinco meses, cerca de 40 mil quilômetros de rodovias do estado.

Nesses 12 meses, foram favorecidas de alguma forma pelo projeto OAB Século 21 as subseções de Resende, Volta Redonda, Rio das Ostras, Itaperuna, Campos, Madureira, Mendes, Macaé, Santo Antônio de Pádua, Rio Bonito, São Gonçalo, Niterói, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Rio Claro, Itaboraí, Barra da Tijuca e São João de Meriti.

Em 2011, o objetivo é aumentar significativamente o número de locais beneficiados. Para facilitar ainda mais o cotidiano dos colegas, cerca de 90 salas de advogados vão contar, até março, com disponibilidade de acesso sem fio à internet, dependendo apenas da viabilidade técnica de cada localidade. A meta é, até o término do atual mandato, ter 200 postos de atendimento espalhados pelo estado.

Na primeira gestão, 83 unidades beneficiadas

Na primeira gestão de Wadih Damous à frente da OAB/RJ, quando o projeto OAB Século 21 foi criado, os investimentos totalizaram cerca de R$ 1 milhão, chegando a 83 salas dos advogados. As reformas e a aquisição de materiais para salas de advogados, escritórios compartilhados e sedes de subseções já melhoraram significativamente as condições de trabalho de um grande número de advogados. No total, são 108 pontos beneficiados pelo projeto nos últimos dois anos. Totalizando 720 dias, temos uma média de um ponto de atendimento remodelado a cada seis dias.