03/08/2018 - 21:00

Semana da Conciliação na Justiça Federal tem 300 de acordos com inadimplentes

03/08/2018 - 21:00

Semana da Conciliação na Justiça Federal tem 300 de acordos com inadimplentes

O Tribunal Regional Federal da 2ª região (TRF- 2) realizou, entre 22 de novembro e 3 de dezembro, a Semana de Conciliação, quando os advogados inadimplentes com processos em execução puderam quitar seus débitos com pagamento parcelado. A OAB/RJ participou da iniciativa com seu quadro de procuradores. Foram homologados 300 acordos.

"O resultado foi muito bom, a maioria fez acordo, principalmente porque as condições oferecidas favoreceram o pagamento e a proposta de conciliação abrandou o estigma da execução", comemorou o procurador da OAB/RJ Ângelo de Sá Fonte, após mais uma audiência bem sucedida na 23ª Vara Federal, em que o advogado Sérgio Roberto Lasry obteve prazo de 24 meses para pagar a dívida com a Ordem, em acordo homologado pela juíza substituta Aline Araújo.

Outras instituições, como a CEF, os Correios e o INSS, também participaram da Semana de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em todo o país, e coordenada, na Justiça Federal do Rio de Janeiro, pela juíza Marcella Brandão. Ela informou que 1.402 audiências foram realizadas, com um índice de 56,84% de acordos fechados. "A parceria com a OAB/RJ foi muito boa", disse a juíza. A advogada dativa Aniella Waissman, que atuou pela Seccional representando os mutuários do Sistema Financeiro de Habitação, ficou feliz com o trabalho: "É ótimo poder ajudar essas pessoas que estão tendo a chance de pagar pela casa própria; a CEF facilitou bastante e conseguimos muitos acordos", avaliou.