03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

Tribuna Livre

03/08/2018 - 21:00

Tribuna Livre

Tribuna Livre


Os advogados e estagiários militantes do Fórum Federal ouvidos pela reportagem da TRIBUNA se dividem em opiniões sobre seu funcionamento. Mesmo considerados lentos pela maior parte dos entrevistados, os serviços da Justiça Federal recebem elogios de alguns colegas.


Revista

A crítica que faço é em relação à revista aos advogados na portaria, que no TJ foi abolida, mas que ainda é feita algumas vezes na Justiça Federal, principalmente na sede da Av. Venezuela, e à forma rude como somos tratados por alguns funcionários da segurança de lá. Mas, fora isso, o funcionamento é satisfatório. Percebemos aqui os problemas de todos os lugares, como a lentidão, mas, no geral, trabalhamos de forma tranquila.

Nilton Cesar Ramos Fonseca, estagiário, 36 anos


Satisfação

Eu seria injusto em julgar o funcionamento do Fórum Federal porque advogo muito pouco aqui. Do Tribunal de Justiça, teria várias reclamações, mas, no pouco que militei no Federal, o atendimento foi satisfatório. Aparentemente, não deixa nada a desejar.

Luiz Carlos Floriano da Costa, advogado, 55 anos


Lentidão

A Justiça Federal continua muito lenta. Por ainda ter poucos funcionários os processos andam de forma muito devagar, muito devagar mesmo. Leva-se meses para juntar uma petição ou para sair um simples despacho. Acho que são urgentes a necessidade de uma mudança nisso e a contratação de mais funcionários.

Agnelo Quintella, advogado, 32 anos


Extratos

O sistema da Justiça Federal poderia ser aperfeiçoado. Quando tiramos extrato na máquina aqui de baixo, ele nem sempre vem atualizado. Temos muitas vezes que subir para ter uma informação precisa, o que inutiliza esses equipamentos, que deveriam facilitar nesse sentido, dando informações mais próximas da realidade.

Luiz Fernando Medeiros , advogado, 46 anos


Processo

Não tenho o que reclamar do funcionamento da Justiça Federal. A única dúvida é em relação ao processo eletrônico, que para mim ainda é confuso. Mesmo assim, acho a ideia ótima, pois evita o deslocamento desnecessário dos advogados. Minha sugestão seria haver mais informações sobre esse recurso.

Maria de Fátima Gomes, advogada, 58 anos


Morosidade

A Justiça Federal ainda está melhor do que a estadual, pois pelo menos ainda funciona, enquanto a outra está praticamente parada com a greve. Mas funciona de forma muito morosa. Eu, por exemplo, estava aqui em uma audiência relacionada a um processo de 2007. Acho que precisa haver uma melhora nesse sentido.

Ricardo Menezes Amaral, advogado, 66 anos

 

Despacho

Eu atuo muito pouco aqui, mas percebo que, de modo geral, o Fórum Federal não foge dos problemas dos demais. Agora mesmo eu vim fazer um despacho com um juiz e ele me respondeu que não havia necessidade de despachar, mas que daria a decisão do meu requerimento em uma semana. É muito tempo para quem precisa de uma Justiça rápida.

Gilberto Martins de Lima, advogado, 56 anos


Abrir WhatsApp