03/08/2018 - 21:02

COMPARTILHE

Caarj vai ceder andar inteiro para a Biblioteca do IAB

03/08/2018 - 21:02

Caarj vai ceder andar inteiro para a Biblioteca do IAB

Caarj vai ceder andar inteiro para a Biblioteca do IAB


Perto de completar 116 anos, a Biblioteca do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) vai ganhar um espaço definitivo e compatível com sua relevância. Um acordo entre o IAB, a OAB/RJ e a Caarj vai disponibilizar todo o segundo andar da Casa do Advogado, prédio na Avenida Marechal Câmara onde estão instalados o Instituto e a Caixa de Assistência, para a acomodação dos mais de 60 mil volumes disponíveis para consulta, acomodados atualmente com muito aperto nas salas no quinto andar do edifício.

Um pedido do presidente do IAB, Fernando Fragoso, motivou o acerto. Para Fragoso, a iniciativa dará uma nova perspectiva a estudantes e profissionais do Direito. “A cessão do espaço na Casa do Advogado é um marco para a advocacia nacional, dando a todos os interessados a possibilidade de consultar a maior e mais importante coleção jurídica do Brasil”, declara. Além da biblioteca, existe a intenção de instalar no mesmo local o Museu e Arquivo dos Advogados Brasileiros, que, criado em 1974, reúne peças históricas e artísticas dos maiores expoentes do mundo jurídico e encontra-se hoje distribuído em vitrines no plenário do Instituto.

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, afirma que as mudanças vão facilitar a rotina de muitos colegas. “A biblioteca do IAB é um patrimônio, não só dos advogados, mas de toda a sociedade. Aprimorar o acesso a uma coleção tão importante vai, sem dúvida, beneficiar a categoria”, constata. Para presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, um dos responsáveis pela combinação, a Caixa cumpre, mais uma vez, o seu papel. “Não poderíamos nos furtar a colaborar com esta melhoria para a classe”, diz. Segundo Felipe, os funcionários administrativos que trabalham atualmente no segundo andar serão realocados, gerando, inclusive, diminuição dos custos.

Inaugurada no dia 7 de setembro de 1895, a biblioteca armazena a memória jurídica de seus associados e divide seu acervo de livros, periódicos e obras de referências entre os mais diversos ramos do Direito. O espaço possui, também, uma área exclusiva para publicações do próprio IAB, da OAB e das obras de Ruy Barbosa, um dos maiores intelectuais de seu tempo e presidente do Instituto entre 1914 e 1916.

Grande parte deste patrimônio foi construído por intermédio de doações. Algumas obras são raríssimas e de valor inestimável, como, por exemplo, o original da Consolidação das Leis Trabalhistas, doado por Arnaldo Süssekind, membro do IAB e um dos seis integrantes da comissão nomeada por Getúlio Vargas, em 1942, para a elaboração do conjunto de leis que regulamenta as relações de trabalho no país. A biblioteca recebe, até hoje, inúmeras ofertas de livros por editoras e autores.

Atualmente está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceção feita a quarta-feira, quando o expediente se encerra às 15h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2240-3173 ou no próprio local, na Av. Marechal Câmara, 210, 5º andar, Castelo.


Abrir WhatsApp