03/08/2018 - 21:01

COMPARTILHE

Prerrogativas fortalecidas, democracia vitoriosa

03/08/2018 - 21:01

Prerrogativas fortalecidas, democracia vitoriosa

Prerrogativas fortalecidas, democracia vitoriosa


Às vezes existe incompreensão de parcela da sociedade quanto à importância do respeito às prerrogativas profissionais dos advogados. Alguns as veem quase que como privilégio.

Nada mais falso.

As prerrogativas são, antes de tudo, condição para o livre exercício da advocacia, que, por sua vez, é essencial ao Estado de Direito, à democracia e ao respeito à cidadania.

Uma sociedade em que as prerrogativas da advocacia não são respeitadas é uma sociedade em que a Justiça não funciona ou funciona mal.

Por isso mesmo, a OAB/RJ vai sempre lutar por elas. E vai, também, explicar incansavelmente à sociedade sua importância. Não como questão corporativa, de interesse só de advogados, mas como elemento indispensável para a busca de direitos dos cidadãos.

Assim, a recente vitória da Secional no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, por unanimidade, anulou a exigência de autorização judicial para que advogados sem procuração nos autos tivessem acesso a processos por meio eletrônico reveste-se de grande importância.

Por ter repercussão nacional, trata- se de uma vitória da advocacia em todo o país.

E, por garantir prerrogativas, é também uma vitória da democracia e do Estado de Direito.

É de justiça lembrarmos a importância, para esse triunfo, da ação de nossa Procuradoria, que – sob a direção do colega Ronaldo Cramer - vem executando um trabalho verdadeiramente exemplar. A ele e sua equipe, ficam nossas congratulações e o agradecimento dos advogados do Estado do Rio de Janeiro.

* * *

Um segundo assunto que mereceu destaque na capa desta edição da TRIBUNA foi o Projeto Nascer, um auxílio- maternidade criado pela Caarj que consiste na restituição da anuidade às advogadas que tiverem ou adotarem filhos no ano.

Ele nos remete a uma constatação: a Caarj - que, devido a desastrosas gestões no passado, era um calcanharde- aquiles na administração da Seccional – está praticamente saneada e é, hoje, motivo de orgulho para os advogados do Estado do Rio.

Parabéns ao presidente Felipe Santa Cruz e à diretoria da Caixa.


Abrir WhatsApp