16/12/2016 - 13:14

16/12/2016 - 13:14

Advocacia unida por uma Justiça rápida e eficiente

FELIPE SANTA CRUZ

A capa desta TRIBUNA registra um momento histórico para a advocacia do Estado do Rio de Janeiro. Superando possíveis discordâncias de pensamento, mais de mil colegas estiveram juntos, dia 21 de novembro, no protesto contra o colapso do Poder Judiciário. Organizado pela OAB/RJ, o ato em frente ao Fórum Central comprovou a força da categoria e reiterou também nosso compromisso com a população fluminense, que vem sofrendo na pele as consequências da paralisia da Justiça.

Quero, aqui, agradecer a cada advogada, a cada advogado, que esteve conosco na manifestação. Da mesma forma, saúdo a participação do presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia, que deu ainda mais representatividade institucional ao nosso protesto. O ato foi apenas um capítulo da luta que será permanentemente intensificada. Por custas mais baratas, pela mudança de cultura jurídica nos juizados especiais, por melhor atendimento na agência do Banco do Brasil, por mais rapidez no andamento dos processos.

A advocacia, unida, exige que o Judiciário resolva o quanto antes esses problemas. E a OAB/RJ não vai esmorecer enquanto isso não for feito.
* * *

Reforçando nosso trabalho na defesa das prerrogativas, a Seccional lançou este mês uma ferramenta para o registro de denúncias por meio de dispositivos móveis. Assim, os colegas que forem desrespeitados em seus direitos profissionais podem encaminhar à Ordem sua reclamação via aplicativo, de forma imediata. Entre as novidades do app, que pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play, estão também a biblioteca jurídica e a localização dos ônibus que integram o serviço de transporte gratuito da OAB/RJ.

* * *

Anunciado durante o Colégio de Presidentes realizado em Cantagalo, o Portal da Transparência da OAB/RJ entrará no ar já no início de 2017. O site concentrará as informações sobre todos os gastos da Seccional e das subseções, que ficarão à disposição dos advogados para consulta. A criação do portal é mais um passo da Ordem no sentido de proporcionar aos colegas o acompanhamento da gestão e dos investimentos feitos com o montante arrecadado com as anuidades. Trata-se de um legado que muito nos honra poder deixar para as futuras administrações da entidade.

* * *

Desejo a todos os colegas e seus familiares um feliz Natal e um ano de 2017 cheio de saúde, alegria e prosperidade.