16/12/2016 - 13:50

COMPARTILHE

Caarj acompanha situação da Unimed-Rio

16/12/2016 - 13:50

Caarj acompanha situação da Unimed-Rio

A Caixa de Assistência dos Advogados (Caarj) acompanha de perto o acordo capitaneado pelo Ministério Público do Estado do Rio para garantir a continuidade do atendimento aos usuários da Unimed-Rio e afastar a possibilidade de alienação da carteira da cooperativa. A informação é do presidente da Caixa, Marcello Oliveira.

Ele destaca que, apesar de não haver relação direta da entidade com os planos de saúde dos advogados desde 2008, existe preocupação com os desdobramentos desta crise. “Nosso maior desejo é que sejam preservadas as vidas de advogados e seus dependentes, que hoje somam 34 mil clientes na carteira da Unimed-Rio”, afirma.

Marcello chegou a se reunir com a coordenadoria de defesa do consumidor da Defensoria Pública e com a Promotoria de Justiça, que cuidam do caso, para obter informações sobre o assunto. Além disso, a Caarj foi designada como parte interessada no inquérito civil, em situação análoga à de comunicante.

Fora a representatividade da cooperativa, a má experiência com a liquidação da Unimed paulistana também pesou para que o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) buscassem juntos alternativas que auxiliassem na recuperação da empresa e garantissem a continuidade do atendimento aos consumidores. Em São Paulo, um acordo só foi elaborado após a alienação compulsória da carteira.

Uma das partes que assina o Termo de Ajustamento de Conduta elaborado para o caso é a Unimed Seguros. Existe a expectativa de que, caso as obrigações não sejam cumpridas, a operação da Unimed Rio seja absorvida pela cooperativa nacional. Marcello vê com bons olhos a iniciativa de buscar uma solução menos traumática.

“Estamos monitorando e manifestamos nosso interesse junto aos órgãos públicos responsáveis por termos a preocupação de que o advogado deixe de receber o atendimento adequado. O interesse da Caarj é que os colegas sejam bem atendidos”, conclui.
 

Abrir WhatsApp