16/12/2016 - 14:14

Entidades e movimentos sociais em defesa dos advogados

16/12/2016 - 14:14

Entidades e movimentos sociais em defesa dos advogados

Movimentos sociais e entidades do mundo jurídico se reuniram dia 29 de novembro, na sede da OAB/RJ, para discutir a criminalização da profissão do advogado, tema da mesa Os advogados no banco dos réus – a defesa da luta pelos direitos.

Em conjunto com o juiz João Batista Damasceno, representante da Associação Juízes para a Democracia (AJD), o tesoureiro da Ordem e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, conduziu os trabalhos. “O advogado é a voz constitucional do cidadão, do oprimido naquele momento em que ele mais precisa, quando o peso do Estado ultrapassa os limites do que entendemos por razoável. Somos, por exemplo, um país de presos provisórios. Precisamos de direitos respeitados, não de soluções fáceis. O advogado hoje é colocado como um empecilho ao sistema, e isso não é justiça”, criticou Luciano, na abertura do encontro.

O secretário-geral da Seccional, Marcus Vinícius Cordeiro, lembrou que a Ordem tem compromisso com a cidadania. “A entidade faz da advocacia uma das barreiras contra o arbítrio, a truculência e o fascismo. Aqui é a casa não apenas dos advogados, mas de todos os cidadãos, traduzindo para o homem comum o emaranhado de leis que muitas vezes o afasta do seu Direito”, disse.

O evento foi uma parceria da Seccional com a AJD, além do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos, da Associação Brasileira de Advogados do Povo, da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares, dos grupos Tortura Nunca Mais e Policiais Antifacismo, do Núcleo de Estudos das Violências do Direito e do Instituto dos Defensores de Direitos Humanos.