16/12/2016 - 14:16

Workshop aborda aspectos legais da geração de energia

16/12/2016 - 14:16

Workshop aborda aspectos legais da geração de energia

A Comissão Especial de Energia Elétrica (Ceele) da OAB/RJ promoveu, no dia 18 de novembro, seu VI Workshop. No primeiro painel, o secretário da Ceele, Marvin Menezes, e o representante no Brasil da empresa norte-americana Greenskies Renewable Energy LLC, Antonio Pires, trataram do tema Microgeração e minigeração distribuída - Aspectos jurídicos e desafios comerciais e regulatórios. “O fator mais importante da última década foi o surgimento da energia eólica. Em 2015, ela chegou a atingir um crescimento de 63 vezes relativo aos últimos nove anos”, afirmou Pires. “Um cenário otimista aponta que, até 2050, deve haver introdução de novas fontes, principalmente de energia solar e eólica”, completou ele.

O tema do segundo painel foi Portabilidade - Impactos legais e regulatórios no fornecimento e nas demandas dos consumidores, tendo como palestrantes o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca Leite; o vice-presidente jurídico da Brookfield Energia, Gustavo Andrioli; e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luis Barroso.