15/04/2013 - 10:15

Casa do Advogado vai facilitar a vida de colegas que militam no Fórum

15/04/2013 - 10:15

Casa do Advogado vai facilitar a vida de colegas que militam no Fórum

Em agosto, a OAB/RJ irá entregar à advocacia fluminense um presente que vai melhorar a vida dos profissionais que militam diariamente nas diversas serventias da Justiça no centro da capital: a nova Casa do Advogado, que ficará na Rua Erasmo Braga, nas imediações do Fórum. As obras começam em abril, e a meta é repetir o sucesso do espaço que já funciona na Rua do Rezende.

A nova casa foi um dos compromissos que o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, assumiu durante a campanha.

"O que estamos fazendo é uma mudança total na estrutura de atendimento ao advogado no Rio de Janeiro. Além de dobrar o número de computadores, teremos equipamentos mais modernos, mais escritórios compartilhados. Com isso, vamos transferir a estrutura de atendimento da Ordem para a frente do Fórum, facilitando ainda mais a vida dos colegas. Essa obra completa o processo que começou com a inauguração da casa da Rua do Rezende. O que vai mudar é a forma de atender milhares de profissionais do estado", explica Felipe.

Ele salienta, ainda, que os gastos com as melhorias "são o retorno da anuidade em serviços para os colegas".

Principais instalações
  • Guarda-volumes

• Sala de supervisão

• 13 computadores para processo eletrônico

• Central de Digitalização e Peticionamento

• 11 escritórios compartilhados

A nova Casa do Advogado será um centro de atendimento para advogados não só da capital como também do interior. "Pensamos nos colegas que usam muito o tribunal e precisam de um facilitador para seu exercício profissional", diz Felipe.

O espaço terá 13 computadores destinados apenas ao processo eletrônico e à inclusão digital, com uma Central de Digitalização e Peticionamento, além da certificação. A estrutura física também receberá melhorias. Serão entregues 11 novos escritórios compartilhados e uma sala de reunião, o que irá ampliar ainda mais a rede de atendimento já existente.

"Com as casas da Rua do Rezende e da Erasmo Braga, os escritórios compartilhados, antes disponibilizados somente na sede da Seccional, onde sempre foram muito utilizados, serão agora espalhados pelo Centro do Rio e interligados com o transporte gratuito", observa Felipe.

A entrada terá uma ampla galeria para quem aguarda atendimento e um balcão de recepção, atrás do qual funcionará uma central de atendimento semelhante ao protocolo da sede da Seccional, na qual o advogado poderá fazer inscrição e emitir boletos.

"A Ordem está se aproximando cada vez mais do advogado de contencioso. É uma mudança de paradigma, no treinamento para o processo digital, no melhor atendimento aos colegas. O passo posterior será a construção de salas em todos os juizados da capital, e ao fazer isso vamos oferecer a mesma estrutura que já construímos nas subseções. É o projeto OAB Século 21 chegando à capital", anunciou Felipe.

O novo espaço contará ainda com guarda-volumes, sala de supervisão, de controle e de administração, banheiros masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais.

Versão online da edição de abril da Tribuna do Advogado.