10/04/2013 - 14:23

COMPARTILHE

O funcionamento do protocolo digital da JF é satisfatório?

10/04/2013 - 14:23

O funcionamento do protocolo digital da JF é satisfatório?

Na fase de transição do Judiciário para o meio digital, a Justiça Federal (JF) vem se destacando pela forma cautelosa com que  implanta seu processo eletrônico. Entre os cuidados, a possibilidade de o advogado entregar, no protocolo, a petição inicial em meio físico, para que o próprio tribunal digitalize e dê andamento pelo novo sistema. Após receber elogios sobre a estrutura provida pelo Tribunal Regional Federal (TRF-2), a reportagem da TRIBUNA esteve no local para perguntar aos colegas.
 
O processo digital aqui na Justiça Federal funciona de verdade. Mesmo entregando a petição física, eles digitalizam, devolvem na mesma hora e o processo corre normalmente, facilidade que não temos na Justiça estadual. Temos duas opções: digitalizar no escritório e fazer a remessa por lá mesmo ou entregar a petição física aqui para ser digitalizada e juntada, o que funciona muito bem.
Miguel Teixeira, advogado, 72 anos
 
A estrutura daqui é razoável. Mas eu sei que o processo eletrônico na Justiça do Trabalho tem problemas bem maiores. Então, acho que a Justiça Federal está bem avançada em relação aos demais tribunais, mas ainda poderia ser investido mais em estrutura. Temos  falhas humanas e tecnológicas, passíveis de acontecer em qualquer lugar.
Luylla Coelho, estagiária, 22 anos
 
O protocolo de fato tem um bom funcionamento, o atendimento é célere e está tudo bem organizado, inclusive em relação ao retorno da petição. Não tenho do que reclamar. A estrutura para digitalização está boa, não tive problema nenhum  utilizando o protocolo digital daqui.
Bruno Rios Marques, advogado, 32 anos
 
O atendimento aqui é excepcional, eles informam quando as coisas estão erradas, tentam ajudar... Trazemos a petição, eles digitalizam e fazem tudo na hora, enquanto no site dá erro o tempo todo: o arquivo não carrega, temos que instalar vários programas porque não comportam mais de cinco folhas, entre outros problemas. É mil vezes melhor vir aqui.
Priscilla Goulart, estagiária, 27 anos
 
Eu acho que a forma com que implantaram o processo digital aqui foi bem interessante, pois é mais rápida. Em determinados casos não é necessário vir, o que torna a Justiça muito mais ágil, como a gente espera que seja. A estrutura que oferecem para a digitalização também funciona tranquilamente.
Carlos Frederico Martins, estagiário, 23 anos
 
Não é sempre que aqui é ágil, mas como hoje vim somente protocolar uma peça inicial, procedimento que é mais simples, achei o atendimento bem rápido. A estrutura da Justiça Federal, no geral, está bem satisfatória, inclusive para o processamento eletrônico.
Thiago Salvador, estagiário, 28 anos
 
Eu acho esse protocolo da Justiça Federal muito eficiente, o atendimento sempre é rápido. Acabei de chegar e fui logo atendida, acho que não levei nem dois minutos aqui aguardando. O pessoal é muito eficiente, a estrutura é muito boa. Nunca fiquei muito tempo na espera, diferentemente de outros lugares.
Catarina Leal, estagiária, 26 anos
 
O atendimento é muito bom, muito rápido e sem burocracia. Esta fácil, para nós, advogados, trabalharmos aqui. A estrutura que disponibilizam para o processo digital  é satisfatória. Até hoje não tive dificuldade de lidar com isso.
Mauro Vieira da Silva, advogado, 46 anos

Abrir WhatsApp