29/07/2016 - 17:27

COMPARTILHE

Advogados, atletas e comitê olímpico analisam propriedade intelectual

29/07/2016 - 17:27

Advogados, atletas e comitê olímpico analisam propriedade intelectual

O seminário Jogos Olímpicos e direitos intelectuais: o legado jurídico aconteceu no dia 15 de junho na OAB/RJ, e reuniu advogados, atletas e representantes do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para debater questões relacionadas a direitos intelectuais. O evento foi uma realização conjunta das comissões de Propriedade Industrial e Pirataria (CPIP); de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento (Cdadie); e  Especial para o Legado Olímpico (Celo) da Seccional.

“O conhecimento jurídico e a experiência em tudo o que acontece em eventos como esse são importantes. As discussões começaram durante a Copa do Mundo de 2014, e evoluíram até hoje”, disse o presidente da CPIP, Paulo Parente, ao iniciar o seminário. Em seguida, o presidente da Cdadie, Cláudio Lins de Vasconcelos, explicou que a intenção também foi documentar esse momento histórico. “As Olimpíadas serão o maior evento que já aconteceu na história do Brasil. Isso é uma honra, não é qualquer um que pode sediar algo assim. Somos um país grande, estratégico, com um capital humano de muitas possibilidades”, afirmou. O presidente da Celo, Rui Calandrini, lembrou que a OAB/RJ passou a integrar o esforço de especialistas em várias áreas para debater de forma sistemática o legado dos jogos. “A OAB/RJ se colocou como mediadora e representante da sociedade civil. Os jogos extrapolam o calendário de provas. Vamos contribuir para que a ideia do legado possa permanecer”, completou. 

Também participaram da mesa de abertura o diretor-executivo de Operações do Comitê Organizador Rio 2016, general Marco Aurélio Costa Vieira; a adida de propriedade intelectual do United States Patent and Trademark Office (USPTO), Laura Hammel; e a advogada sênior do Comitê Rio 2016 Natasha Bandeira de Mello. 
 

Abrir WhatsApp