29/07/2016 - 16:54

COMPARTILHE

Alunos de Direito que forem mesários ganharão horas complementares

29/07/2016 - 16:54

Alunos de Direito que forem mesários ganharão horas complementares

Os estudantes de Direito que trabalharem como mesários nas eleições poderão obter até 80 horas de atividades complementares (HAC). A medida foi definida no dia 14 de julho, com a assinatura de um convênio entre a OAB/RJ e o Tribunal Regional Eleitoral.

O presidente da OAB/RJ destacou o perfil parceiro da Seccional: “Estamos à disposição para esse e outros pleitos. Este é um convênio que vem auxiliar o TRE num momento delicado, de realização de eleições em meio a uma crise econômica e a eventos de grandes proporções na cidade do Rio de Janeiro. Esta casa tem o perfil de ser uma entidade atenta às necessidades sociais e parceira sempre que possível”, disse Felipe.
 
A interligação das entidades e a mudança de perfil do TRE foram comentadas pelo presidente da corte, desembargador Antônio Jayme Boente. Segundo ele, o TRE está numa fase de aproximação dos parceiros natos, caso da OAB. “É também num período de dificuldades que novas ideias começam a surgir. Essas eleições ficarão para a história como uma das mais difíceis de elaborar, mas também marcarão o início de boas parcerias. A participação dos estudantes como mesários será fundamental. Como contrapartida, conseguimos oferecer a eles as horas complementares, instrumento importante para a conclusão do curso de Direito”, destacou.

Os estudantes que forem convocados como mesários serão treinados pela Justiça Eleitoral e receberão, no dia da eleição, um comprovante de comparecimento. Cada comprovante, do 1º turno e do 2º turno, caso haja, equivale a 40 HACs. O mesário também tem direito a dispensa do serviço pelo dobro de dias de convocação.

Para se cadastrar, basta entrar no site do TRE (http://www.tre-rj.jus.br/mesario_voluntario/).
 

Abrir WhatsApp