29/07/2016 - 16:16

29/07/2016 - 16:16

Combate ao caixa 2 é uma luta de todos nós

Felipe Santa Cruz

A crise política que assola o país já há algum tempo não deixa dúvidas da urgência no redesenho de nosso modelo. O financiamento de campanhas eleitorais por empresas, recentemente proibido, gerou corrupção e distorções gravíssimas. E o desafio que se impõe, agora, é impedir que a mudança no sistema derive na disseminação ainda maior da prática do chamado caixa 2.

O único modelo de campanha que deve ser aceito pela sociedade brasileira é aquele que obedece à lei. E, se cabe aos tribunais eleitorais a fiscalização, e ao Ministério Público (MP) o acompanhamento dos pleitos, é fundamental que cada um de nós se some no esforço para impedir a quebra das regras.
Esta foi razão pela qual a OAB/RJ criou o Comitê de Combate ao Caixa 2. Presidido pelo ex-defensor público e hoje advogado Nilson Bruno, o órgão recolherá denúncias de possíveis abusos, para a posterior análise e, se procedentes, encaminhamento ao MP. As denúncias poderão ser feitas presencialmente – na Seccional e nas subseções – ou por intermédio do aplicativo OAB caixa 2 (Comitês contra o caixa 2 nas campanhas eleitorais) já disponibilizado para download gratuito nos sistemas operacionais Android e iOS. Agradecemos à OAB/MG pela cessão do aplicativo e esperamos a participação não só dos advogados, mas de toda a população nessa empreitada em defesa da democracia.

*   *   *

As 13 primeiras subseções da OAB/RJ completaram, no dia 5 de julho, seu cinquentenário. São elas: Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, São Gonçalo, Nova Friburgo, Miracema, Itaperuna, Campos e Teresópolis.
Para marcar a efeméride, produzimos uma revista especial que conta a história dessas unidades pioneiras no processo de interiorização da Ordem. A publicação vem sendo distribuída, ao longo do ciclo de visitas comemorativas que iniciamos no início do mês, aos colegas que militam nas subseções aniversariantes. É nossa singela, mas justa homenagem aos abnegados advogados que ajudaram a construir a credibilidade de que a OAB/RJ desfruta junto à classe e à sociedade.

*   *   *

Esta edição da TRIBUNA – bimestral, em virtude das Olimpíadas – traz, encartados, novos adesivos da campanha de valorização da advocacia. Sem advogada não há justiça / Sem advogado não há justiça, dizem as frases estampadas nas duas opções de decalque. A pedido dos colegas, desta vez produzimos adesivos que podem ser colados por dentro do vidro, o que garante maior proteção contra o desgaste causado pela chuva. É importante que espalhemos por todo o estado a frase-lema da campanha, para reforçar a relevância da mensagem que estamos passando à população. Conto com os colegas.