29/07/2016 - 17:31

COMPARTILHE

Evento explica uso da mediação na esfera pública

29/07/2016 - 17:31

Evento explica uso da mediação na esfera pública

A utilização do método da mediação para solução de conflitos na esfera pública foi o mote do evento promovido pela Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ no dia 13 de junho. Nascida como forma alternativa de resolução de conflitos na esfera privada, a mediação vem sendo usada nos últimos anos também para acordos com órgãos públicos.

 Coordenadora da comissão, Gabriela Asmar ressaltou o quanto acredita na eficiência da solução consensual com agentes públicos. “É muito importante que quem atua na área mostre que isso é possível. A prática irá nos mostrar como a mediação poderá ser útil nas questões com entes públicos”.

Pesquisadora do tema, a advogada Luciane Moessa apontou os pontos polêmicos que cercam a utilização da mediação na área como os fundamentos jurídicos e as peculiaridades dos conflitos dessa natureza. Segundo ela, com fundamentação é possível utilizar até outros métodos nesses casos, como a negociação direta: “Conflitos que envolvem políticas públicas, na minha visão, somente se resolvem pelo caminho do diálogo”. 
 

Abrir WhatsApp