29/07/2016 - 17:27

COMPARTILHE

Palestra aborda dificuldades de mães encarceradas

29/07/2016 - 17:27

Palestra aborda dificuldades de mães encarceradas

As dificuldades vividas por pessoas encarceradas no Brasil são muitas, em especial para mulheres e adolescentes gestantes ou que são mães. Essa foi a premissa da palestra gratuita Maternidade no cárcere, realizada no dia 4 de julho pela Comissão de Política Criminal e Penitenciária (CPCP) da OAB/RJ. Na ocasião, foi apresentado o relatório inicial da pesquisa Dar à luz na sombra – cujo objetivo é investigar as condições atuais e possibilidades futuras para o exercício da maternidade por mulheres em situação de prisão.

“Essas mulheres foram privadas de liberdade, mas não de dignidade. Precisamos empoderá-las, para que elas digam ‘quero aprender, quero sair daqui, quero poder falar’. O objetivo é auxiliar a Defensoria Pública nesse trabalho tão importante”, afirmou Caroline Bispo, coordenadora do Grupo Mulheres Encarceradas e membro da CPCP. 

A mesa foi composta ainda pelo presidente da CPCP, José Soares de Andrade; pela advogada Renata Shaw; pela defensora pública e coordenadora do Núcleo Contra a Desigualdade Racial e do Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual da Defensoria Pública, Lívia Casseres; pela defensora pública do Núcleo do Sistema Penitenciário, Patrícia Carlos Magno; pela integrante da CPCP e conselheira da OAB/Barra da Tijuca Daniela Freitas; e pela escritora e advogada Aline Gostinski.
 

Abrir WhatsApp