17/10/2017 - 15:07

COMPARTILHE

A Caravana das Prerrogativas

17/10/2017 - 15:07

A Caravana das Prerrogativas

A Caravana das Prerrogativas da Seccional continuou a interiorização da campanha Prerrogativas da advocacia, garantia da cidadania durante todo o mês de setembro. Começando pelas mais recentes, a TRIBUNA apresenta um resumo das visitas comandadas pelo tesoureiro da OAB/RJ e presidente da comissão, Luciano Bandeira.

Santa Cruz

Em Santa Cruz, a dificuldade no acesso à juíza titular do II Juizado Especial Cível e a demora no processamento foram os principais pontos de reclamação dos advogados. Por serem problemas tão recorrentes, a advocacia local organizou um abaixo-assinado, entregue à Comissão de Prerrogativas na tarde do dia 21 de setembro.
À frente do grupo, Luciano Bandeira recebeu o documento, que reúne mais de 60 assinaturas. “O combate tem que ser contínuo”, destacou. Em compensação, o presidente da OAB/Santa Cruz, Paulo dos Santos Freitas, fez elogios ao I JEC. “Funciona muito bem”, afirmou.

São Gonçalo
Em 12 de setembro, a Caravana de Prerrogativas da Seccional esteve em São Gonçalo, onde Luciano ouviu as demandas dos colegas no fórum regional da comarca, que fica em Alcântara, e na subseção local, no centro do município.  O presidente da OAB/São Gonçalo, Eliano Enzo, ressaltou a importância de os advogados procurarem a Ordem sempre que necessário.
Ao final, um grupo de advogadas leu uma carta de repúdio à decisão judicial que permitiu aos réus no processo do assassinato do diretor da OAB/São Gonçalo Wagner Salgado e sua família, em fevereiro desse ano, responder em liberdade. O texto foi encaminhado por Luciano ao presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz. 

Barra Mansa
Em encontro realizado no fórum da cidade, os colegas participaram de debate sobre problemas enfrentados no exercício da profissão e tomaram conhecimento das atividades e do planejamento da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ. “Assim como na capital, temos tido muito trabalho na defesa de nossos colegas. A visita da caravana é uma ótima oportunidade para trocarmos informações neste sentido”, afirmou o presidente da subseção local, Noé Garcez. 

Luciano destacou, ainda, o caráter de convencimento das visitas ao interior do estado. “Temos que fazer o advogado acreditar na Ordem e ter a certeza de que será assistido onde e quando for preciso”.

Valença
A Caravana das Prerrogativas foi recebida por cerca de 50 advogados no Fórum Regional de Valença. O tom do encontro foi dado pelo presidente da subseção local, Fábio dos Anjos. “É de suma importância que os colegas aproveitem iniciativas como esta para se aproximarem, tirarem dúvidas e debaterem o exercício profissional”, salientou.

Como vem ocorrendo nos locais por onde passa a comitiva da Ordem, o tesoureiro da OAB/RJ e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, detalhou a restruturação do grupo iniciada em 2016. 

Piraí
Mais uma comarca com acúmulo excessivo de processos e falta de serventuários. Foi essa a constatação da caravana ao chegar em Piraí, em 5 de setembro. “A presença da Seccional no interior é fundamental para demonstrar que temos amparo na luta pelo respeito à advocacia”, afirmou o presidente da OAB/Piraí, Gustavo de Abreu Santos,.

Após o encontro na sede, a caravana da OAB/RJ seguiu para o fórum local, onde se encontrou com a juíza Anna Luiza Campos e com o procurador do município Marcelo Airoso.

Campo Grande
Na tarde de 21 de setembro, a Caravana de Prerrogativas da Seccional esteve na sede da Subseção de Campo Grande, em uma assembleia dos advogados convocada pelo presidente da Ordem local, Mauro Pereira.

Entre os vários problemas apresentados, destacou-se a morosidade nos juizados. “Com foco no processamento, os colegas decidiram que a principal questão que aflige a advocacia em Campo Grande é o juizado. Temos outras questões, como problemas com juízes leigos e demora na expedição de mandados de pagamentos, que também serão levados ao conhecimento da corregedoria do tribunal”, afirmou Pereira. 

Bangu
A caravana chegou ao Fórum de Bangu, em 21 de setembro, e distribuiu a versão atualizada do Guia de Prerrogativas, que inclui questões relacionadas às mulheres advogadas e à atuação na mediação. 
Luciano ouviu as demandas dos colegas que militam na região ao lado do presidente da subseção local, Ronaldo Barros. Na ocasião, foi anunciado que a ordem requereu uma sala de apoio aos advogados audiencistas no fórum, junto à sala da Ordem.

Resende
Durante o evento, o presidente da Ordem local, Samuel Carreiro, afirmou que pretende ampliar a Comissão de Prerrogativas da subseção. “Hoje temos seis integrantes, mas penso que 30 seria o número ideal”, disse.
Luciano classificou como fundamental a integração da categoria para uma maior valorização da advocacia junto à população. “O primeiro passo para atingirmos este objetivo é chamar os jovens colegas e as advogadas, que em breve serão maioria entre os inscritos, para participarem de forma prática de nossos destinos”.
 
Barra do Piraí
Um auditório lotado, no qual destacava-se a grande presença de advogadas, com mais de 60% dos presentes, foi o cenário da visita da Caravana de Prerrogativas da Seccional à OAB/Barra do Piraí, em 5 de setembro. 

O presidente da subseção local, Cristopher Taranto, reforçou a necessidade de participação cada vez maior dos colegas e ressaltou a importância de recentes iniciativas. “A Ordem tem apoiado a classe de forma incondicional. A presença da caravana em nosso município é um grande passo. Não podemos mais achar normal irmos de pires na mão aos magistrados”, disse.
 

Abrir WhatsApp