17/10/2017 - 14:57

COMPARTILHE

Desafios da arbitragem, tema de palestra inaugural em curso

17/10/2017 - 14:57

Desafios da arbitragem, tema de palestra inaugural em curso

A Seccional recebeu, em 12 de setembro, a palestra inaugural do Curso Prático em Arbitragem, ministrado anualmente e organizado pela Comissão de Arbitragem (CA) da OAB/RJ.

O presidente da comissão, Joaquim de Paiva Muniz, afirmou que as lições foram pensadas para os jovens que tenham interesse em se qualificar na área. “Nossa ideia é formar pessoas que vão agregar a chama da arbitragem no país. Com o curso, pretendemos ocupar um vazio que existe na formação jurídica, por isso o foco é a prática da arbitragem”, explicou.

Um dos coordenadores das lições, Lucas Mendes explicou que o formato foi inspirado nas competições de arbitragem. “Quando pensamos o curso, queríamos conceber algo que fosse interessante. Nessa área, muitas vezes a mecânica é simples de entender, mas os detalhes é que fazem toda a diferença”, disse.

Foram tratados diversos temas, entre eles a arbitragem em Direito Marítimo e mediação e arbitragem. A participação das mulheres no setor foi o tema explanado pela professora Isabel Miranda. “Podemos observar que nas posições de mais destaque, como sócia de escritório e árbitra, não existe equanimidade entre os gêneros”, disse. Isabel fez um breve histórico da mulher na advocacia e na arbitragem e defendeu que mitos em relação a elas precisam ser enfrentados e derrubados.
 

Abrir WhatsApp