17/10/2017 - 15:22

COMPARTILHE

Livros do mês

17/10/2017 - 15:22

Livros do mês

Incidente de resolução de demandas repetitivas
A obra de Aluísio Gonçalves de Castro Mendes aborda o incidente de resolução de demandas repetitivas, que foi instituído pelo novo Código de Processo Civil. Segundo o autor, o instrumento vem despertando, desde a sua concepção, acalorados debates em torno de variados aspectos. A ideia do livro é oferecer subsídios para o estudo, o conhecimento, a interpretação e a aplicação do instituto. Do Grupo Gen/Editora Forense. Mais informações no site 
www.grupogen.com.br.

Contra a correção monetária
De fácil leitura para estudantes de Economia e de Direito, a obra de Letácio Jansen dedica-se a todos que se preocupam com a grave crise de desemprego e recessão que atinge o Brasil. O autor se considera um observador atento da política econômica dos últimos anos e lamenta o fato de a elite brasileira acreditar na falácia da correção monetária, o que, segundo ele, a torna incapaz de lançar um olhar crítico, de longo prazo, sobre a realidade jurídico-econômica do país. Da Editora Lumen Juris Direito. Mais informações no site 
www.lumenjuris.com.br.

Direito das sucessões
A obra traz doutrina acessível acerca do Direito das Sucessões no Código Civil de 2002, devidamente atualizada com o novo CPC, além de abordar as situações práticas mais intrincadas relacionadas ao tema e a busca de suas soluções. O livro também apresenta modelos das diversas peças processuais dos autos de inventário, com destaque para as petições de primeiras declarações, renúncia da herança e partilhas de conformidade com a legislação vigente. Do Grupo Gen/Editora Forense. Mais informações no site www.grupogen.com.br.

A responsabilidade do cotista de fundo de investimento em participações
A obra de Carlos Martins Neto traça os contornos do regime de responsabilidade do cotista de Fundo de Investimento em Participações (FIP), analisando os aspectos históricos, a natureza jurídica e a forma como os fundos de investimento são estruturados no Direito brasileiro. Além disso, trata das hipóteses de responsabilização direta e indireta dos cotistas. Por fim, aponta uma possível solução para o problema. Da Editora Almedina. Mais informações no site www.almedina.com.br.

Curso básico de Direito Arbitral – Teoria e prática
A 4ª edição da obra de Joaquim de Paiva Muniz foi revista e atualizada de acordo com o novo Código de Processo Civil e procura ser um manual que possa ser utilizado facilmente por aqueles que ainda estão se acostumando ao mundo arbitral. Com linguagem acessível, é destinada a todos os profissionais que venham a atuar em processos arbitrais, sejam eles especialistas ou não em arbitragem. O autor resume o propósito do livro em servir como referência para que alguém, participando de arbitragem, encontre, rapidamente, uma resposta direta e didática para as questões que possa enfrentar. Da Juruá Editora. Mais informações em www.jurua.com.br.

Livro de cabeceira

Carlos Eduardo Campos Machado*

Os velhos marinheiros ou o capitão-de-longo-curso
Li esse livro de Jorge Amado quando tinha 16 anos e dele jamais esqueci. Na história de Vasco Moscoso de Aragão, o personagem que se dizia capitão-de-longo-curso, o autor retrata de maneira esplendorosa o povo brasileiro, com sua incomum qualidade expressa em alegria e leveza, bem como suas mazelas, retratada em sua, por vezes, leviana esperteza. Se Vasco Moscoso foi efetivamente capitão-de-longo-curso é fato que só se descobre ao final dessa deliciosa leitura.
*Conselheiro seccional

Ebooks

Contrato preliminar: conteúdo mínimo e execução
A autora Luiza Lourenço Bianchini aborda o contrato preliminar a partir das funções que desempenha no processo de formação do negócio jurídico. Embora comum no dia a dia dos praticantes do Direito, o contrato preliminar pode gerar alguma perplexidade aos menos acostumados a ele. Em uma análise do Direito nacional e estrangeiro, a autora aborda a admissão da execução específica do contrato preliminar que não contém todos os elementos do definitivo, mas apenas aqueles essenciais. Da editora Arquipélago e também disponível em versão física. Mais informações e vendas pelo link https://goo.gl/apHusp.

Reforma trabalhista
Aprovada em julho de 2017, a reforma trabalhista foi comentada nesta obra pelo ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região Francisco Antônio de Oliveira. A obra leva em conta o conjunto e a sintonia entre os artigos, parágrafos, incisos e alíneas. O autor destaca que a mudança teve inclusões interessantes, outras nem tanto e algumas que não deveriam ter sido feitas. Em todos os casos, o autor busca trazer fundamentos convincentes. Da Editora LTr e também disponível em versão física. Mais informações e vendas pelo link https://goo.gl/SXwgn8
 

Abrir WhatsApp