17/10/2017 - 15:35

Orixás: quando o mito veste o corpo, no CCJF

17/10/2017 - 15:35

Orixás: quando o mito veste o corpo, no CCJF

Por meio de fotografias, Daryan Dornelles e Stefano Martini representam os principais deuses da mitologia yorubá. O projeto, idealizado por Margo Margot, aborda, de forma poética e original, o universo mítico dos deuses africanos difundidos no Brasil, nos terreiros e casas de santo. A exposição pode ser vista até 5 de novembro no Centro Cultural da Justiça Federal.

Para criar uma atmosfera que trouxesse a natureza ao estúdio, pedras, areia do mar, barro e até pedaços de árvores foram transportadas para compor a relação do orixá ao seu habitat. O projeto contou também com voluntários de peso, como é o caso de Zezé Motta, Vidal Assis, João Donato e Gilberto Gil (foto), que usou uma vestimenta com mais de 80 metros de tecido para retratar Oxalufan.

A partir de pesquisa bibliográfica e visita ao ponto de cultura Ilé Àse Ògún Àlákòró, Margot desenvolveu, de forma contemporânea e bastante inovadora, 20 orixás, um convite para ir além das narrativas visuais, aprofundar e conhecer um pouco mais de uma das culturas basilares do povo brasileiro.

Mais do que um olhar sobre a essência dos mitos africanos cultuados no candomblé, a exposição possibilita a oportunidade para refletir sobre a imensa cultura africana, detentora de uma rica mitologia que é cotidianamente sufocada e oprimida por tradições eurocêntricas.

Serviço
  • Centro Cultural Justiça Federal – Galerias do 2º andar. Av. Rio Branco, 241 – Centro
    De terça a domingo, das 12h às 19h