11/04/2017 - 12:30

11/04/2017 - 12:30

Livro de Cabeceira - Mauá – Empresário do Império

Flávio de Araújo Willeman*
Meu livro de cabeceira é Mauá – Empresário do Império, de Jorge Caldeira. O livro conta a vida de um dos maiores empresários do Brasil. Um homem de origem humilde que investiu pesado na modernização e no crescimento do país. Dentre outras proezas, inaugurou o sistema de gestão empresarial com fundamento na meritocracia (com distribuição de lucro a funcionários), rompendo com a ideia de aparelhamento familiar. Irineu Evangelista de Souza – Barão de Mauá, como ficou conhecido – iniciou sua vida profissional como caixeiro e, a partir de então, fundou bancos, estaleiros, empresas nacionais e internacionais, além de financiar e inaugurar a primeira estrada de ferro brasileira. Sentiu na pele a inadimplência governamental, quando não recebeu por ter canalizado o Rio Maracanã com tubos de ferro por ele produzidos na fábrica localizada em Ponta d´Areia, em Niterói. Faliu e voltou a se reinventar a partir de investimentos no país e no exterior, conseguindo dar a volta por cima. O livro conta a história de um brasileiro que estava à frente do seu tempo; conta, em verdade, um pouco da história do Brasil.

*Procurador do Estado do Rio de Janeiro