10/04/2017 - 17:04

10/04/2017 - 17:04

Novos passos na caminhada por respeito às prerrogativas

FELIPE SANTA CRUZ

A cada dia, um passo. Em tempos ainda instáveis de recuperação da economia, os passos são às vezes mais lentos, mas firmes e contínuos. Assim tem sido na gestão desta Casa da Advocacia, em nosso esforço para garantir mais conquistas para os milhares de colegas que militam no dia a dia dos fóruns. Em especial, na defesa das suas, nossas, prerrogativas profissionais que parte do Poder Judiciário teima em desrespeitar.
Os mais recentes avanços nessa caminhada são as novas funcionalidades do aplicativo de prerrogativas lançado pela OAB no encontro nacional que o Rio de Janeiro teve a honra de sediar – como reconhecimento ao trabalho que esta Seccional vem desenvolvendo na área. A ferramenta, que já à disposição dos advogados fluminenses, permite por exemplo, na nova versão, acompanhar a resposta de cada demanda na própria plataforma em que for registrada.

Avançamos na tecnologia e também na oferta de outro instrumento útil para os colegas: um guia prático, simples e direto, que contém artigos do Estatuto da Advocacia e a jurisprudência das cortes superiores no que diz respeito às prerrogativas profissionais.

É um esforço contínuo, o de garantir e defender nossos direitos. Estamos atentos e somamos com o Conselho Federal e as demais seccionais ao repudiar condutas de interferência na fixação de honorários advocatícios. Exigimos respeito.

* * *

A propósito, é com prazer que anunciamos o início dos cursos, este mês, para treinar e formar novos delegados da Comissão de Prerrogativas. Iremos a todas as subseções do estado para fortalecer nossa base de atuação em prol da advocacia.

* * *

A Seccional encaminhou à Corregedoria do Tribunal de Justiça representação contra o magistrado que, no relato da colega Maria Clara Amado, recusou-se a atendê-la e não analisou pedido de urgência em relação à medida protetiva solicitada para duas crianças em favor da mãe, cliente de Maria Clara. O desfecho, trágico, foi a morte. A advogada tem todo o apoio da Ordem para que seja devidamente apurada sua denúncia, com rigor e rapidez.