10/04/2017 - 17:45

COMPARTILHE

Seccional cria comissão para enfrentar violência contra advogados

10/04/2017 - 17:45

Seccional cria comissão para enfrentar violência contra advogados

Foi instalada oficialmente, dia 16 de março, a Comissão de Enfrentamento à Violência contra Advogados da OAB/RJ. A solenidade de lançamento lotou o Plenário Evandro Lins e Silva.

 “É o tipo de comissão que criamos, mas esperamos nunca precisar usar. No entanto, se for necessário, é preciso que ela seja forte, efetiva e atuante. O trabalho já começou quando acompanhamos de perto o caso do assassinato de nosso colega Wagner Salgado, da Subseção de São Gonçalo, e gostaria de parabenizar a Polícia Civil pela efetividade na solução desse crime. Os responsáveis foram identificados e estão presos. Essa posição firme da advocacia e da Ordem será sempre a nossa resposta. Defender o advogado é nossa principal missão”, afirmou o presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem, Luciano Bandeira.

Para presidir a nova comissão foi designado Luiz Carlos Azenha. “A vida do advogado e de sua família serão a nossa prioridade. A criação dessa comissão se dá em um momento histórico. Não vamos sossegar, um atentado à advocacia é um atentado à democracia e ao cidadão”, disse ele.

O procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira, lembrou que a luta é diária. “Nada é mais importante do que a defesa intransigente das prerrogativas. O trabalho da Seccional neste sentido tem sido incansável. A comissão já começa atuante, a participação do grupo no acompanhamento do caso de São Gonçalo foi fundamental. Se o advogado sofrer uma violência, saberá que a Ordem está ao seu lado”, elogiou.

O presidente da Subseção de São Gonçalo, Eliano Enzo da Silva, também esteve presente. “Sinto-me feliz em estar aqui para prestigiar essa comissão, mas não pelas razões que levaram à sua criação. Os advogados defendem interesses todos os dias, e muitas vezes isso entra em conflito com outros interesses”, argumentou.

Além de Bandeira, Azenha, Nogueira e Enzo, fizeram parte da mesa o delegado de polícia Fábio Barucke (responsável pela investigação do crime ocorrido contra o diretor da OAB/São Gonçalo); o juiz federal Wilson Witzel; o diretor de assistência aos advogados da capital, Ricardo Menezes; o conselheiro seccional Wanderley Rebello; e o vice-presidente da Caarj, Frederico Mendes.
 

Abrir WhatsApp