10/04/2017 - 17:45

COMPARTILHE

Você considera que suas prerrogativas têm sido respeitadas?

10/04/2017 - 17:45

Você considera que suas prerrogativas têm sido respeitadas?

Há pouco mais de um ano, a OAB/RJ reestruturou a Comissão de Prerrogativas, presidida por Luciano Bandeira, com o objetivo de modernizar e ampliar o atendimento aos advogados fluminenses na garantia do exercício profissional. Ao longo de sua existência, o núcleo desenvolveu atividades constantes e, mais recentemente, lançou o Guia de Prerrogativas, um manual prático para os colegas sobre as garantias legais com que contam. A partir de abril, vai ministrar cursos em todas as subseções do Rio de Janeiro para treinar os delegados sobre os principais casos de desrespeito às prerrogativas.
A TRIBUNA foi ouvir os advogados.

“O que eu percebo no meu dia a dia, na verdade, é que as prerrogativas foram diminuídas. Acabei de entrar no Fórum e ser revistado, inclusive com detector de metais. Pediram meu consentimento, cedi, mas acho que isso não está correto. Desde que você mostre a carteira da Ordem, deveria poder entrar livremente.”
Renaldo dos Santos, advogado
 
 
“As prerrogativas só serão respeitadas na medida em que a sociedade adquirir a consciência do seu objetivo, determinado pela lei. É preciso que a sociedade compreenda a importância das prerrogativas. Sem elas, o profissional não é um advogado completo, não pode defender o cliente.”
Raimundo Arcangelo, advogado
 
 
“Literalmente, não. Em todos os cartórios e fóruns, os atendentes e juízes estão tratando os advogados como office boys. Acabou o respeito com o advogado. Por exemplo, temos que cumprir prazos, mas eles não. Alegam excesso de trabalho. E nós, não temos esse problema? Amo a profissão, mas se pudesse voltar atrás, hoje eu desistiria.”
Rosemberg Abreu de Paula, advogado
 
 
“Não, considero que minhas prerrogativas como advogada não estão sendo respeitadas. De maneira geral, todas as prerrogativas sofrem violações. Digo isso em relação ao Judiciário, especificamente.”
Vera Lucia Fiel, advogada
 
 
“Atuo nas áreas cível e tributária, e não tenho nenhum problema. Minhas prerrogativas são respeitadas, seja por juízes ou serventuários. Nunca sofri nenhuma violação nesse sentido, sobre isso realmente não tenho nada a reclamar.”
Vera Lucia Mascarenhas, advogada
 
 
“Sim, de maneira geral as prerrogativas têm sido respeitadas. Em relação ao Judiciário, houve poucas mudanças. Por exemplo, em relação ao atendimento pessoal por parte dos juízes, isso ainda é um problema. Às vezes somos atendidos por secretárias, há alguns magistrados que não recebem advogados. Mas, fora isso, as prerrogativas são respeitadas.”
Affonso Pernet Junior, advogado
 
“Às vezes, as prerrogativas são desrespeitadas por servidores, no atendimento nos cartórios. O comportamento dos juízes tem mudado, alguns nos atendem, mas ainda existem aqueles magistrados que permanecem no velho esquema de não receber os advogados.”
Andrea Zuany, advogada
 

Abrir WhatsApp