17/08/2017 - 14:06

COMPARTILHE

Livros do Mês

17/08/2017 - 14:06

Livros do Mês

Direito agrário
Homenageando com a obra o jurista Octavio Mello Alvarenga, os coordenadores Frederico Price Grechi e Maria Cecilia Ladeira de Almeida reúnem, neste livro, textos de estudiosos do Direito Agrário sobre diversas perspectivas da área e os avanços jurídicos a partir da abordagem da relação do homem com a terra. Da GZ Editora. Mais informações no site www.editoragz.com.br.

Superendividamento
O livro de Daniel Bucar traz reflexões sobre a experiência estrangeira na adoção de instrumentos jurídicos para a recuperação do devedor em crise, destacando a prática do fresh start norte-americano e o sistema europeu de recuperação patrimonial. Bucar conjuga essas experiências com o ordenamento jurídico brasileiro que trata do patrimônio da pessoa humana, oferecendo uma ideia de recuperação viável ao superendividado com a utilização de instrumentos do Código de Processo Civil de 2015. Da editora Saraiva Jur. Mais informações no site www.editorasaraiva.com.br/direito.

Direito Empresarial brasileiro
A 9º edição do segundo volume da obra de Gladston Mamede, voltado ao Direito Societário, foi revista e atualizada de acordo com o novo Código de Processo Civil e a Lei 13.363/2016. Nesse trabalho, o autor analisa temas clássicos e novos da matéria, apresentando ao leitor um estudo sobre as sociedades simples e empresárias, desde os conceitos basilares do contrato de sociedade. Da editora Atlas, do Grupo Gen. Mais informações no site www.grupogen.com.br.

Reflexões criminológicas e dogmáticas acerca do crime de desobediência
Ao constatarem o número de crimes que descrevem a mesma conduta delituosa, o crime de desobediência, Vera Malaguti, Christiano Falk Fragoso e Patricia Mothé G. Béze estudam o tema em profundidade e relacionam, neste trabalho, a desobediência com os crimes a ela correspondentes e seus desdobramentos do processo penal e do processo civil. É sob essa perspectiva que examinam a conduta de desobedecer e constatam que, na verdade, há muita confusão em se denominar qualquer descumprimento de ordem como crime de desobediência.  Da editora Revan. Mais informações no site 
www.revan.com.br.

Manual dos juizados especiais cíveis estaduais
A conhecida obra de Felipe Borring Rocha que fala sobre juizados especiais cíveis estaduais abordando, principalmente, a parte cível da Lei 9.099/1995, chega à sua 9ª edição atualizada com as diretrizes do novo Código de Processo Civil e com o acréscimo de material complementar por plataforma digital. O livro trata a teoria geral dos juizados especiais e as tutelas cognitiva e executiva, além das possibilidades de recurso nesse modelo. Da editora Atlas, do grupo Gen. Mais informações no site www.grupogen.com.br.

Ebooks

Resolução de demandas repetitivas, ações coletivas e precedentes judiciais
A obra de Fabrício de Souza Lopes Pereira procura estabelecer os reais elementos que contribuíram para a proliferação das ações de massa no Brasil, descrevendo instrumentos que foram criados nas últimas três décadas para a solução do problema. São analisados por ele, principalmente, as ações coletivas e o Incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), trazido pelo CPC/2015. Da editora Juruá e também disponível em versão física. Mais informações e vendas pelo link https://goo.gl/gLBr9a

Fundo social do trabalhador autônomo
O livro de Leandro Krebs Gonçalves trata da proteção e regulamentação de direitos fundamentais a partir do tratamento dos trabalhadores autônomos pela CLT. Considerando necessário efetivar direitos previstos na Constituição brasileira para todos os trabalhadores, o autor aborda a adaptação do Direito do Trabalho a esses casos, definindo um rol de direitos trabalhistas mínimos aos autônomos. Da editora LTr. Mais informações e vendas pelo link https://goo.gl/hyPNes

Livro de cabeceira

O senhor dos anéis

Leandro Mello Frota*
Muitos conhecem a trilogia de filmes de Peter Jackson, mas nunca tiveram a curiosidade de ler um clássico da literatura inglesa como o romance O senhor dos anéis, do escritor J.R.R. Tolkien. Influenciado pelos fatos que ocorreram em seu serviço militar durante a I Guerra Mundial e com muitos trechos escritos durante a II Guerra, o livro narra a saga do pequenino hobbit Frodo Bolseiro para livrar a Terra-média dos sombrios desejos totalitários de Sauron e as influências perniciosas de seu “Um anel”. Tema recorrente na obra de Tolkien, a ambição pelo poder temporal se revela um dos maiores problemas morais da história da humanidade. Nas palavras de Lord Acton, “o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente”, e é exatamente esta a oferta de poder sem limites que o tal “Um anel” apresenta ao seu portador, enquanto degenera e escraviza aquele que o utilizar. Indo muito além do usual, O senhor dos anéis atingiu uma tarefa ousada: refundar a mitologia da Europa. Começando com filologia, passando pela religião, revivendo contos de fadas, a mitologia nórdica e germânica Tolkien criou um universo fictício completo e sua obra até hoje exerce grande influência na cultura popular ,sendo, inclusive, leitura obrigatória em algumas escolas da Inglaterra.
 
*Advogado

Abrir WhatsApp