17/08/2017 - 14:01

COMPARTILHE

Morosidade processual é reclamação na Zonal da Região do Lagos

17/08/2017 - 14:01

Morosidade processual é reclamação na Zonal da Região do Lagos

Em reunião realizada no dia 7 de julho, em Macaé, os presidentes das subseções da Região dos Lagos relataram lentidão nos cartórios, processos que se arrastam por meses, demora na juntada de petições e morosidade nas serventias. As reclamações foram feitas diretamente à diretoria da Ordem e à comitiva da Corregedoria-geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ).

O diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Carlos André Pedrazzi, celebrou a parceria. “O diálogo entre as instituições é fundamental para a construção de pontes, principalmente no momento difícil que o país atravessa”, defendeu.

O presidente da Subseção de São Pedro da Aldeia, Júlio Cesar dos Santos, relatou que há lentidão nas serventias da comarca. Já em Saquarema, segundo o presidente da Ordem local, Miguel Saraiva, apenas a criação de um juizado cível e criminal que conte com juízes próprios resolveria o problema da morosidade. Atualmente, existe apenas um juizado adjunto na comarca. Em Búzios, o problema é o mesmo, principalmente na 1ª Vara Cível. A questão de repete em Iguaba Grande, segundo a presidente da subseção local, Margoth Cardoso. 

A demora para juntada de petição foi a reclamação da presidente da OAB/ Rio das Ostras, Norma Teresa. Para a mandatária da Subseção de Araruama, Rosana Jardim, outra questão é a presença dos juízes, que, segundo ela, raramente são vistos às sextas-feiras. O presidente da Subseção de Macaé, Fabiano Paschoal, pediu mais servidores e um juiz titular para Conceição de Macabu. 

O tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ, Luciano Bandeira, destacou a importância da participação da corregedoria nas reuniões zonais. “A Ordem agradece o esforço empenhado na resolução dos problemas”, disse.

Também participaram da reunião a presidente da OAB Mulher, Marisa Gaudio; o vice-presidente da Caarj, Fred Mendes, e o coordenador do DAS na Região dos Lagos, Samuel Mendes.

Justiça do Trabalho
Impossibilitados de comparecerem à reunião zonal realizada em Macaé, a vice-corregedora e o juiz auxiliar do Tribunal Regional do Trabalho, respectivamente Mery Bucker e André Villela, estiveram na sede da Seccional na tarde do dia 27 de julho para ouvir as demandas dos presidentes das subseções da Região dos Lagos referentes à Justiça trabalhista.

A morosidade foi a principal reclamação da presidente da Subseção de Iguaba Grande, Margoth Cardoso, que falou em nome das comarcas de Araruama, Cabo Frio e Saquarema. Além dos problemas de lentidão no processamento, ela expôs a necessidade da criação de um posto avançado em Saquarema.

Em Rio das Ostras, o pedido de Norma Teresa foi pela instalação de uma vara do trabalho no município, dado o aumento da população local. Representando a Subseção de Macaé, o presidente da Comissão de Prerrogativas local, Marcio Jeronimo da Silva, reclamou das pautas das varas trabalhistas, que estão tendo audiências marcadas para 2018. Ele criticou, também, os constantes atrasos.

Abrir WhatsApp