17/08/2017 - 13:33

COMPARTILHE

OAB/RJ inaugura parlatório renovado no Ary Franco

17/08/2017 - 13:33

OAB/RJ inaugura parlatório renovado no Ary Franco

A OAB/RJ inaugurou as novas instalações do parlatório do presídio Ary Franco, em Água Santa, no dia 3 de julho. O espaço foi completamente reformado graças ao convênio firmado com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), para que os advogados disponham de condições mínimas de conforto para conversar com os clientes que estão na prisão.

Foram feitas melhorias estruturais, como pintura nova, iluminação e isolamento acústico interno e externo. O contato com os detentos é feito por meio de interfones comprados pela Ordem, garantindo a segurança e sigilo entre advogados e clientes. A sala está nos padrões do projeto OAB Século 21, com bancos e cadeiras novos. O calor era uma das mais frequentes queixas e o problema foi resolvido com a instalação de um ar condicionado potente.
 
Galpão da Quinta
Na ocasião, o tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, anunciou a próxima reforma. “Ampliaremos e reformaremos o parlatório do presídio Evaristo de Morais, na Quinta da Boa Vista. Nossa ideia é facilitar a vida dos colegas que atuam diariamente nos estabelecimentos prisionais, dando mais conforto para o dia a dia de trabalho”, disse. O chamado Galpão da Quinta conta hoje com três cabines; a ideia é renová-las e fazer mais duas.

O secretário de Administração Penitenciária, coronel Erir Ribeiro, observou que a mão de obra utilizada no Ary Franco foi dos próprios internos da unidade, que ganharam um dia de remição de pena por cada três dias trabalhados. A Ordem arcou com o valor dos materiais utilizados. “Esse apoio da OAB à Seap confere dignidade tanto aos presos quanto ao trabalho dos advogados”, disse.

Diretor do presídio, Demétrio Pereira Junior lembrou que antes da reforma a conversa entre o interno e o advogado era difícil. “Agora o preso pode se fazer entender. Esta é uma unidade muito antiga e as instalações estavam bem precárias. Sem essa parceria ficaria muito difícil tirar a ideia do papel”, afirmou.
Do lado de fora do presídio, outra novidade. Por mais que os colegas já tivessem atendimento preferencial, agora também podem aguardar em uma fila exclusiva em ambiente mais confortável e limpo, já que os banheiros públicos foram removidos do local.

Em outra frente, o coronel Emir Ribeiro sugeriu que a Ordem entre em contato com as faculdades de Direito do Rio de Janeiro propondo convênio que permita aos estudantes estagiarem na área de processos do sistema penitenciário. “Os futuros advogados teriam acesso a uma gama de conhecimentos que não terão em nenhum outro lugar, dando apoio à Defensoria Pública e aos advogados”, defendeu. A solicitação foi prontamente aceita e caberá ao presidente da Comissão de Segurança Pública da Seccional, Breno Melaragno, encaminhar a sugestão às universidades.

Abrir WhatsApp