17/08/2017 - 14:13

COMPARTILHE

Os poemas de Raymond Carver

17/08/2017 - 14:13

Os poemas de Raymond Carver

MARCELO MOUTINHO
Embora tenha se notabilizado como contista, o americano Raymond Carver iniciou a trajetória literária, em 1968, com uma coletânea de poemas. O escritor publicaria outras seletas de poesia ao longo da carreira, mas sua produção fora do campo da prosa nunca havia chegado ao Brasil, ao menos sob a forma de livro. O que só reforça a importância da recém-lançada antologia Esta vida.

O volume editado pela 34 reúne, em edição bilíngue, 50 poemas. Os textos foram selecionados e traduzidos por Cide Piquet a partir de alguns dos principais livros de poesia de Carver, como Fogos, Ultramar e o póstumo Um novo caminho para a queda d’água. 

No trabalho poético, o autor repete concisão e o despojamento que marcam seus contos. O universo da literatura de Carver é composto por gente simples, pelos trabalhadores pobres, entre os quais sempre esteve. Ao observar com agudez o mundo – um escritor às vezes precisa apenas ser capaz de parar o olhar boquiaberto para alguma coisa, um pôr do sol ou um sapato velho”, dizia –, ele recolhe cenas do cotidiano. E então faz, do espanto, alumbramento.

Abrir WhatsApp